UNIDADES DE
PRONTO ATENDIMENTO

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) atendem a casos de emergência e são estruturas de complexidade intermediária entre unidades básicas de saúde e hospitais. O Viva Rio administra seis UPAs em cogestão com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e outras duas com a Prefeitura do Rio. Localizadas na Rocinha, Alemão, Maré, Ilha do Governador, Penha, Engenho Novo, Irajá e Complexo Penitenciário de Gericinó (Bangu), elas funcionam sete dias por semana e 24 horas por dia.

Não é por acaso que as UPAs que administramos ficam em áreas conflagradas da cidade. Atuar em territórios sensíveis é uma escolha do Viva Rio, e nossa articulação com as comunidades é fundamental para que as unidades possam atender em tempo integral.

+ 2,9 Milhões

de atendimentos

+ 2,5 Milhões

de exames realizados

UPA Pediátrica da Ilha do Governador

Quando o Governo do Estado anunciou cortes nas UPAs, em 2016, a solução para a UPA da Ilha do Governador foi transformá-la em uma unidade pediátrica. O Viva Rio abraçou a ideia e transformou a UPA em um polo de excelência. Os custos da unidade caíram 41%, enquanto os atendimentos aumentaram em mais de 50%.