segurança
humana

O Viva Rio nasceu da indignação com a violência.
A paz que buscamos depende de justiça, inclusão e direitos respeitados.

Muita coisa mudou desde a manifestação contra a violência que deu origem ao Viva Rio após parar a cidade em 1993. O movimento virou empresa social, nossas ações se diversificaram e o escopo cresceu, mas a construção da paz continua sendo um dos nossos pilares.

O Viva Rio busca influenciar estruturas políticas e administrativas para assegurar direitos humanos e estimular uma cultura de paz. Ao longo dos anos cobramos soluções, produzimos extenso material com reflexões e análises técnicas, apoiamos a construção de alternativas para a segurança pública e aprendemos muito acompanhando a realidade de perto. 

Valorizamos a relação com a polícia desde o início. Agimos em conjunto há mais de 20 anos, tanto em projetos de informatização da instituição, quanto em jogos de futebol entre policiais e a comunidade, passando por cursos de policiamento de proximidade. Ao mesmo tempo, contamos com uma rede de articulação comunitária direta com moradores das regiões violentas da cidade.

A experiência nos ensinou a conquistar confiança, a contornar conflitos com diálogo e a fazer da alegria uma arma poderosa. Do Haiti ao Complexo da Maré, o Viva Rio pauta sua atuação pelo respeito e pela responsabilidade com as pessoas.