Saúde na linha (2015-2020)

Projeto inovador da Viva Rio, o Saúde na Linha foi uma ferramenta de acompanhamento, prevenção e resposta eficaz para grávidas, puérperas, bebês de risco clínico e social e pacientes com tuberculose. O objetivo era criar um modelo de intervenção sistemática para identificar situações de vulnerabilidade, orientar gestantes, pais e cuidadores de crianças entre zero e 18 meses de vida, e monitorar por adoção estratégica o cuidado para tuberculose, orientando quanto aos efeitos adversos ou identificando previamente o risco de abandono do tratamento.

Como principal resultado, o projeto promoveu uma redução de 42% da mortalidade materna na região da Zona Norte do Rio, onde teve início.

Em parceria com a Prefeitura, o Saúde na Linha reuniu uma equipe multidisciplinar para manter comunicação constante, através de ligações periódicas, com questionários próprios que gerassem alertas aos profissionais de saúde em caso de complicações ou situações de risco.

Redução de 42%

da mortalidade materna na região da Zona Norte do Rio onde o projeto teve início

Em parceria com o poder público, o Saúde na Linha conta com uma equipe multidisciplinar que mantém comunicação constante, através de ligações periódicas, com questionários próprios que podem gerar alertas aos profissionais de saúde em caso de complicações ou situações de risco. O próximo passo é adaptar a tecnologia para o monitoramento de outras condições de saúde.