De olho
no lixo

A favela da Rocinha sedia o programa pioneiro De Olho no Lixo: transformando resíduo em arte, cultura e educação, que incentiva a mudança da cultura do lixo para a cultura do resíduo. Isso significa transformar um problema ambiental em geração de renda, produção artística e educação. As atividades são fruto de cooperação técnica entre o Viva Rio, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), com apoio da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj).

NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2017 RETIRAMOS 640 TONELADAS DE LIXO DA ROCINHA.

Parte do lixo produzido é separado pela comunidade, recolhido pelos agentes socioambientais e destinado para a Cooperativa Rocinha Recicla. Os cooperados dão orientação aos moradores sobre como separar e descartar seu resíduo. A participação da população é fundamental.

FUNK VERDE
Aulas de percussão, teoria musical e confecção de instrumentos a partir do reaproveitamento de materiais retirados do lixo.

ECOMODA
Curso de produção de acessórios e peças de vestuário com retalhos, tecidos, jeans usados, banners e outros materiais descartados como matéria-prima.