Workshop de empreendedorismo social capacita jovens

12/11/2016

Um dos maiores desafios para quem busca ser um empreendedor é superar incertezas e riscos que surgem quando se deseja transformar ideias inovadoras em resultados. Pensando nisso, o Viva Rio organizou, na última semana (10), o workshop “Tirando ideias do papel”, para jovens que buscam impulsionar seus projetos, no Espaço Criança Esperança, no Cantagalo, zona Sul do Rio.

A iniciativa busca estimular a construção dos conceitos de cultura e empreendedorismo no Espaço Criança Esperança, onde funciona o projeto Estações Futuro, do Viva Rio. Lançado em julho deste ano, o projeto reúne inovação e educação e busca ser uma referência em tecnologia de ponta no Rio de Janeiro.

IMG_0903

A iniciativa busca estimular a construção dos conceitos de cultura e empreendedorismo | Foto: Amaury Alves

O workshop foi realizado em parceria com a TEDxRio, uma organização sem fins lucrativos, que une Tecnologia, Entretenimento e Design e se dedica à difusão das ideias, geralmente através de palestras, e a abeLLha, um ecossistema que potencializa projetos de impacto social utilizando os conceitos do empreendedorismo colaborativo. Para a fundadora da abeLLha, Ana Júlia Ghirello, a parceria com o Viva Rio trouxe bons resultados. “Ouvimos os moradores e construímos juntos a oportunidade de potencializar as ideias apresentadas, trazendo uma metodologia que simplifique a retirada dos projetos do papel. Com essa parceria, conseguimos desenvolver um programa de empreendedorismo social dentro da comunidade”, comentou.

IMG_0915

Ana Júlia: “ouvimos os moradores e construímos juntos a oportunidade de potencializar as ideias” | Foto: Amaury Alves

Depois da apresentação de cada participante, os jovens foram divididos em grupos para que pudessem pensar juntos nos problemas existentes na favela e de que forma eles poderiam ser solucionados. Em seguida, os participantes foram às ruas para validarem as hipóteses e soluções apresentadas. Quando retornaram, debateram sobre a sistematização de cada ideia e, no fim, cada grupo apresentou a estrutura de um plano de negócios para os demais participantes.

IMG_0940

Divididos em grupos, os jovens pensaram em soluções para os problemas da comunidade | Foto: Amaury Alves

IMG_0923

No fim, cada grupo apresentou a estrutura de um plano de negócios para os demais participantes | Foto: Amaury Alves

Miguel de Azevedo, analista de projetos educacionais do Viva Rio, destacou a importância de expandir os limites da atuação do programa e motivar a autonomia desses jovens, com ambientes onde ideias e soluções possam ser executadas em equipe. “Sabemos que existem diversas situações na favela que podem ser resolvidas dentro do próprio espaço e pelos próprios moradores. Nosso objetivo é capacitar esses protagonistas para que enfrentem desafios e disseminem ideias que gerem impacto na sociedade”, explicou.

IMG_0937

Miguel (à dir.) explicou que através da oficina, os jovens podem disseminar ideias que gerem impacto na sociedade | Foto: Amaury Alves

(Texto: Vívian Guimarães | Fotos: Amaury Alves)

Postado em Notícias na tag .