Viva Rio na Rio+20

Confira a programação do Viva Rio na Rio+20 e na Cúpula dos Povos

Conferência Rio +20:

13 a 15 de junho
III Comitê Preparatório da Conferência
Reunião de representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência.
Local: Riocentro

16 a 19 de junho
Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável
Espaço voltado para a sociedade civil para a promoção de reflexão sobre temas relacionados ao desenvolvimento sustentável mundial.
Local: Riocentro

20 a 22 de junho
Segmento de Alto Nível da Conferência
Presença de mais de 100 chefes de Estado e de governo dos países-membros das Nações Unidas.
Local: Riocentro

Cúpula dos Povos:

13 e 14 de junho
9h às 17h

Reunião de metodologia da Cúpula dos Povos.
Sede do Viva Rio, na Glória.
Parceiros: Nutry e Água Schin

15 a 23 de junho
Cobertura colaborativa “Juventudes na Rio+20”
Oito correspondentes comunitários do Viva Favela, projeto de jornalismo cidadão multimídia do Viva Rio, farão a cobertura jornalística da Rio+20, que será veiculada pela TV Cúpula, o canal da Cúpula dos Povos no YouTube.
Local: Aterro do Flamengo
Parceiros: Secretaria Nacional de Juventude, Pontão da Escola de Comunicação da UFRJ, Circuito Fora do Eixo, Nutry e Água Schin

16 de junho

16h às 13h
Roda de conversa sobre favela e meio ambiente abordando questões sobre água, lixo e saúde. Na ocasião, será servido um café da manhã aos participantes.
Local: Tenda 2 no Aterro do Flamengo
Parceiros: Nutry e Água Schin

16h às 23h
– Mesa: “Vodou e Candomblé como eixos de confluência entre Brasil e Haiti”, com Bob Montinard (Ativista/Produtor Cultural – Haiti) e  José Renato Baptista (NuCEC/PPGAS/MN/UFRJ – Brasil).
– Mesa Redonda: “Governabilidade, Redes e Lideranças” Mesa redonda: “Governabilidade, redes e lideranças” com os antropólogos Federico Neiburg, Pedro Silveira e Rubem César Fernandes; Cel. Ubiratan Ângelo, Daniel Delva (Líder comunitário – Haiti) e Bob Montinard.
– Show de Encerramento: J-Ruff (Rapper- Haiti)
Local: Sede do Viva Rio, na Glória
Parceiros: Instituto de Estudos da Religião (ISER), Núcleo de Pesquisas em Cultura e Economia, no Museu Nacional (NuCEC), IFCS/UFRJ, Nutry e Água Schin

18 de junho

11h30 às 13h
– Mesa:  Paz, Conflitos Religiosos e Bens Comuns/Peace, Religious Conflicts, Common Goods no Aterro do Flamengo
– Exibição do Filme “Los Huesos de la Tierra” de Cristian Tápies, Omar Ribeiro Thomaz e Sebastião Nascimento seguido de debate sobre o Mercado de Carvão no Haiti, com mediação de Bob Montinard (Ativista/Produtor Cultural – Haiti), Flavia Dalmaso (NuCEC/PPGAS/MN/UFRJ), José Renato Baptista (NuCEC/PPGAS/MN/UFRJ)
Local: Tenda 35 no Aterro do Flamengo
12h às 14h
A Rio+20 e a construção de cidades sustentáveis
Local: sede do Viva Rio
Parceiros: Nutry e Água Schin

19 de junho

9h às 11h
Youth, Popular Culture and the future of the planet
Local: sede do Viva Rio
Parceiros: Balance Films, Nutry e Água Schin

11h
Um tanque de guerra feito de pães
– Montagem de um tanque de guerra feito de pães no Morro Santa Marta. – Coleta de assinaturas para abaixo-assinado pedindo a redução em 10% dos gastos militares.
– Mostra de fotos, estatísticas e gráficos comparativos sobre desarmamento.
– Câmera para registro de falas da população sobre a proposta de desarmamento.
– Tenda para destruição simbólica de armas de fogo entregues na Campanha Nacional de Desarmamento Voluntário.
Local: Morro Santa Marta
Parceiros: World Future Council, INES, IPB, FPIF, Mayors for Peace,Associação de Moradores do Santa Marta, Nutry e Água Schin

11h30 às 13h30
Seminário “Direito, meio ambiente e economia: olhares para o povo e comunidades tradicionais da Amazônia”
Local: sede do Viva Rio
Parceiros: Centro de Estudos em Direito Ambiental da Amazônia, Nutry e Água Schin

13 às 14h
Lançamento da Revista Viva Favela nº 10, cujo editor convidado é Sérgio Ricardo, com pautas sobre o tema Clima.
Estarão presentes o editor e os correspondentes comunitários da rede Viva Favela, que debaterão a experiência de produção da revista.
A Revista Viva Favela é uma publicação bimestral temática, realizada de forma colaborativa por correspondentes comunitários, junto à Equipe Viva Favela.
Local: palco médio
Parceiros:  Nutry e Água Schin

20 de junho

15h
Marcha dos Povos com desfile do tanque dos pães
Local: concentração na Av. Rio Branco com Av. Presidente Vargas
Parceiros: World Future Council, INES, IPB, FPIF, Mayors for Peace.

19h às 20h45
Apresentação dos artistas: Bhega (voz e violão, com músicas que falam sobre a relação favela/meio ambiente); Banda Paralelo Vertical (rock) e Us Neguin Q não C Kala (hip hop de teor político)
Local: palco principal
Parceiros: Nutry e Água Schin

21 de junho

11h
Recepção na Rio +20
Exposição do Tanque de Pão, exibição dos painéis sobre o projeto e coleta de assinaturas para o abaixo-assinado pelo desarmamento.
Local: RioCentro / Parque dos Atletas (a ser confirmado)
Parceiros: World Future Council, INES, IPB, FPIF e Mayors for Peace

9h às 11h
Changing Mentalities and Motivations: Values for sustainability transition – International Enviroment Forum
Local: sede do Viva Rio, na Glória
Parceiros: Nutry e Água Schin

11h30 às 13h30
Are dams a sustainable solution to water problems?” – Ecomujer Germany
Local: sede do Viva Rio, na Glória
Parceiros: Nutry e Água Schin

22 de junho
Exposição do tanque de pão no Território Futuro da Cúpula dos Povos
Local: Aterro do Flamengo
Parceiros: World Future Council, INES, IPB, FPIF, Mayors for Peace, Nutry e Água Schin

Sobre a Rio+20 e a Cúpula dos Povos

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de13 a22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. Ele marca os 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

Na Rio+20, o Viva Rio estará representado no III Comitê Preparatório da  Conferência, entre os dias 13 e 15; no painel “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável”, entre os dias 16 e 19; e ainda no Segmento de Alto Nível, que contará com a presença de mais de cem Chefes de Estado e Governo, do dia20 a22.

A Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental é um evento organizado pela sociedade civil global que acontecerá entre os dias 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro – paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), a Rio+20.

A principal proposta da Cúpula dos Povos, organizado pelo Comitê Facilitador da Sociedade Civil Brasileira para a Rio+20 (CFSC), é transformar o momento da Rio+20 em uma oportunidade para tratar dos graves problemas enfrentados pela humanidade e demonstrar a força política dos povos organizados.

Na Cúpula dos Povos, o Viva Rio vai realizar e sediar atividades que acontecerão entre os dias 13 e 22 de junho. Nos dois primeiros dias, a reunião de metodologia da Cúpula dos Povos será realizada na sede da organização, na Glória. No dia 16, haverá uma palestra sobre a experiência do Viva Rio no Haiti, com apresentações de voodoo e de música.

Entre os dias 15 e 23 de junho, oito correspondentes do Viva Favela, projeto de jornalismo cidadão multimídia do Viva Rio, vão fazer a cobertura do projeto “Juventudes na Rio +20”. A cobertura multimídia será realizada em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude, o Pontão da Escola de Comunicação da UFRJ e Circuito Fora do Eixo e será veiculada pela TV Cúpula, o canal da Cúpula dos Povos no YouTube.

Em paralelo a essa atividade dos correspondentes, no dia 16, o coordenador dos projetos de meio ambiente do Viva Rio, Tião Santos, vai comandar uma roda de conversa sobre a favela e meio ambiente abordando questões-chave como lixo, água e saúde, na tenda 2, no Aterro do Flamengo.  No dia 19, será levado para a comunidade do Santa Marta, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, um tanque de guerra feito de pães. Na ocasião, será montado também um posto de coleta de armas da Campanha Nacional de Desarmamento.

Na ocasião, será realizada uma cerimônia simbólica de consumo do pão com uma apresentação musical e discursos de autoridades, celebridades e parceiros do projeto. O ministro do Meio Ambiente da Costa Rica, Rene Castro, é um dos convidados para a cerimônia.

No dia 20, o Viva Rio vai participar da Marcha dos Povos no Aterro do Flamengo e, no dia 21, haverá a apresentação formal do Tanque de Pão no Parque dos Atletas, onde serão recolhidas assinaturas para um abaixo-assinado em prol do desarmamento para o desenvolvimento.

Site da Rio+20

Site da Cúpula dos Povos

Instituições Parceiras

 

 

 

 

 

Postado em Notícias na tag .