Lideranças debatem a violência na America Latina

Estratégias de enfrentamento à violência na América Latina foram o tema principal do seminário “Hemisfério Americano: Desafios para Desenvolvimento e Segurança”, que terminou na última sexta-feira (14), em Buenos Aires, Argentina. Apoiador do evento, o Viva Rio teve como representante o coordenador de Segurança Humana Ubiratan Angelo.

 

Tamiris Barcellos (43)

Ubiratan Angelo foi um dos palestrantes brasileiros em seminário sobre segurança realizado na Argentina. Viva Rio apoiou o evento

Em sua apresentação, Ubiratan destacou as dificuldades de se colocar em prática a chamada “segurança cidadã”. “É um conceito muito bonito, mas que falha ao ser aplicado, pois as ações acabam nas mãos da polícia como se tudo fosse apenas uma questão criminal”, explicou.

Segundo o coordenador do Viva Rio, a “promoção da segurança” deve ser uma estratégia interdisciplinar e coletiva, articulada em vários níveis da atuação governamental. “É necessário vontade popular e a construção de políticas públicas para enfrentar os inúmeros aspectos da violência, que, por sua vez, devem ser reorientados de acordo com a realidade de cada território”, resumiu.

Organizado pela Fundação Taeda, o encontro contou a presença das principais lideranças políticas da América Latina, bem como especialistas em Segurança Pública. Do Brasil, também palestraram o secretário estadual de segurança pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, e os generais Francisco Modesto e Sérgio Etchegoyen.

Veja aqui a entrevista que concedida por Ubiratan Ângelo para a Revista DEF, da Fundação Taeda.

(Texto: Redação Viva Rio, com agências internacionais/Foto: Tamiris Barcellos)

 

Postado em Notícias na tag .