Viva Rio na Cúpula dos Povos

Tanque coberto de pães é símbolo de campanha pela redução dos gastos com armas

A participação em mobilizações da sociedade civil está na origem do Viva Rio. Durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), a organização realizou e sediou diversas atividades da Cúpula dos Povos, evento que aconteceu em paralelo à Rio+20, entre 13 e 22 de junho.

Em parceria com o World Future Council e Prefeitos pela Paz (Mayors for Peace), o Viva Rio levou um tanque de guerra coberto de pães para a comunidade Santa Marta, em Botafogo, Zona Sul do Rio. A ação fez parte de um apelo às Nações Unidas e aos governos de todos os países pela redução em 10% dos gastos militares mundiais e o redirecionamento desses recursos para iniciativas em favor do desenvolvimento sustentável.

O tanque de pães foi levado também para a Marcha Global da Cúpula dos Povos, no Centro do Rio; ficou em exposição no Parque dos Atletas, no Pavilhão do Rio de Janeiro, onde foi realizada coleta de assinaturas para um abaixo-assinado pelo desarmamento; e no Aterro do Flamengo, no último dia da conferência.

Equipe do Viva Favela fez a cobertura em tempo real da conferência

Durante a Cúpula dos Povos, o Viva Favela, site de jornalismo colaborativo do Viva Rio, lançou a décima edição da sua revista multimídia com o tema “Favela no clima”. A revista é uma publicação bimestral temática, realizada de forma colaborativa por correspondentes comunitários. Eles fizeram a cobertura multimídia em tempo real dos eventos durante toda a duração da conferência.

Ainda dentro da programação da Cúpula dos Povos, o Viva Rio marcou presença na Marcha Global, que reuniu cerca de 20 mil pessoas no Centro do Rio. A passeata percorreu a Avenida Rio Branco, uma das principais vias da área central da cidade, chegando até o Aterro do Flamengo, onde se concentraram as principais atividades organizadas pela sociedade civil na conferência.

Cerca de 20 mil pessoas participaram da passeata no Centro do Rio

Na tenda 2 do Aterro do Flamengo, Tião Santos, coordenador de Meio Ambiente do Viva Rio, conduziu uma roda de conversa entre agentes da saúde e líderes comunitários sobre favela e meio ambiente. Durante o debate, foram abordadas questões sobre água, lixo e saúde. Ao final, foi redigido um documento com propostas de melhorias para as comunidades.

Na tenda 35, o haitiano Robert Montinard mediou um debate sobre o mercado de carvão no Haiti após a exibição do filme “Los huesos de la tierra” (“Os ossos da terra”) de Cristian Tápies, Omar Ribeiro Thomaz e Sebastião Nascimento.

O Viva Rio também cedeu a sua sede, na Glória, para a realização de reuniões de metodologia da própria Cúpula dos Povos e de eventos de outras organizações sociais.

Veja cobertura completa:

Em marcha pela mudança

Viva Favela lança revista durante a Cúpula dos Povos

Pães contra armas no Santa Marta

Viva Rio sedia primeiro encontro da Cúpula dos Povos

Programação completa

Foto da capa: divulgação Cúpula dos Povos

Foto tanque de pães: Fernando Mascote

Foto equipe Viva Favela: Fernando Mascote

Foto marcha dos povos: George Guilherme

Instituições Parceiras:

 
Postado em Notícias na tag .