Viva Rio lança projeto na Região Serrana

O Viva Rio iniciou, em parceria com o governo estadual, um trabalho para incluir moradores, lideranças locais, comerciantes, escolas e universidade na elaboração de um plano de educação ambiental nas áreas impactadas pela forte tempestade que atingiu a Região Serrana do Rio de Janeiro, em janeiro de 2011. O objetivo do projeto, que integra as ações do “Rios da Serra”, é de promover ações de melhoria social e de proteção ambiental nos municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

IMG_3175

Palestras, cursos e campanhas voltadas para o desenvolvimento social, preservação ambiental e redução de riscos são algumas das ações do Viva Rio | Foto: Rodrigo Anis

Entre as atividades, estão previstas palestras, eventos, cursos e campanhas voltadas para o desenvolvimento social, a preservação ambiental e a diminuição dos riscos de impactos devido a eventos climáticos extremos. O trabalho também prevê a participação dos moradores nas produções jornalísticas e campanhas educativas, em escolas, jornais locais, sites, redes sociais, rádios e TVs comunitárias.

Coordenador do Viva Rio, Tião Santos ressalta a importância da participação comunitária na elaboração dos planos de educação ambiental previstos para a Região Serrana, não só em sua etapa atual de formatação, mas na de execução das ações socioambientais que forem aprovadas.

“O sucesso do nosso trabalho no projeto Rios da Serra depende da intensa participação das comunidades envolvidas. As ações de educação e mobilização socioambientais serão resultado do permanente diálogo com as comunidades e suas lideranças”, afirma.

IMG_5723

O projeto será executado em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, regiões afetadas com as chuvas em 2011 | Foto: Márcia Rolemberg

Ao longo do trabalho – que terá duração de dois a três anos, dependendo da área de atuação –, os moradores discutirão, com técnicos ambientais, formas de ocupação ambiental das áreas ribeirinhas e participarão de campanhas e mutirões de reflorestamento de Mata Atlântica e de conscientização sobre a importância de não se jogar lixo nos rios, entre outras iniciativas.

Para além do engajamento ambiental, a proposta das ações socioeducativas é contribuir para a formação educacional de jovens gestores ambientais nas áreas residenciais para que se tornem agentes de transformação social e de práticas sustentáveis de vida. Para tal, o Viva Rio dará formação para os moradores interessados em se tornar agentes socioambientais.

Fale conosco e outras parcerias

Em cada uma das sedes do projeto – Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo -, a população conta com posto de comunicação comunitária e Ouvidoria para apresentarem sugestões e críticas e ter acesso às informações sobre o andamento das obras e das ações socioambientais. Nessas três sedes trabalham equipes de comunicação e de educação ambiental.

wmesquita

Na ocasião da tragédia, o Viva Rio operacionalizou uma rede logística e de comunicação que recolheu, separou e entregou mais de 200 toneladas de donativos por dia para a Região Serrana | Foto: Walter Mesquita

Além desses pontos fixos, a instituição disponibilizará atendimento itinerante e domiciliar para ouvir as demandas dos moradores. Com esse trabalho de interação, o Viva Rio busca fortalecer uma rede de comunicação comunitária que incentive a crescente inclusão social dos moradores em atividades socioambientais.

Em cada cidade assistida pelo projeto haverá, com o apoio das Defesas Civis Municipais, Centros de Educação Ambiental (CEAs) para oferecer visitas guiadas a grupos interessados, que incluem palestras, atividades de prevenção de desastres ambientais e cursos de educação socioambiental e de sensibilização sobre questões de proteção ambiental e desenvolvimento sustentável.

 

(Texto: Ronie Lima e Leandro Chaves | Fotos: Rodrigo Anis)

Postado em Notícias na tag .