Nova unidade para atendimento a usuários de drogas

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-ad III) Miriam Makeba foi inaugurado no dia 11 de abril, ao som de “Pata Pata”, grande sucesso da cantora e ativista sul-africana que dá nome à clínica. Concebido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Viva Rio, trata-se da primeira unidade 24 horas especializada no cuidado a usuários de álcool e outras drogas na Zona Norte.

O novo CAPS-ad irá atender às comunidades da região entre Bonsucesso e Jardim América, conhecida como Área Programática 3.1. Com quadro de 46 profissionais, a unidade dispõe de psiquiatras, clínicos gerais, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais, entre outros especialistas. Também possui nove leitos para acolhimento, auditório, equipamentos para emergências médicas e salas de oficinas.

“Este será mais um dispositivo de aproximação da população aos serviços de saúde”, pontuou o secretário municipal da pasta, Hans Dohmann, durante a cerimônia de inauguração da unidade. O executivo ressaltou a importância da integração entre Viva Rio e prefeitura no desenvolvimento do projeto. “É nossa responsabilidade deixar essa relação cada vez mais afinada.”

IMG_0759

Secretário Municipal de Saúde, Hans Dohmann, discursa na inauguração do CAPS-ad III Miriam Makeba

Também presente na solenidade, Rubem César Fernandes disse ver o novo CAPS-ad como um  local de experimentação. “Precisamos de mais ‘geradores de mudança’ e propagadores da rede de saúde.”

Para a coordenadora técnica de Saúde Mental do Viva Rio, Fabiana Lustosa, o principal desafio da nova unidade será administrar a demanda reprimida da região. “Vamos encontrar um público com um nível de vulnerabilidade social muito grande.” As expectativas, entretanto, são as mais otimistas possíveis. “Já percorremos clínicas de família e postos de saúde para estabelecermos uma metodologia de trabalho conjunta. Logo começaremos as ações nas cenas de uso”, completou.

Sem título

Daniel Elia e Fabiana Lustosa: “Vulnerabilidade social da região será o principal obstáculo do novo CAPS-ad”

O diretor do CAPS-ad Miriam Makeba, Daniel Elia, destacou que a equipe está preparada para levar uma clínica de qualidade a Bonsucesso e adjacências. “Estamos de portas abertas e dispostos a receber usuários que antes não tinham acesso a esse tipo de cuidado.”

(Texto: Karla Menezes/Fotos: Tamiris Barcellos) 

Postado em Notícias na tag .