Viva Rio Haiti e Botafogo anunciam cooperação técnica

O Viva Rio e o Botafogo de Futebol e Regatas firmaram parceria de cooperação técnica para ajudar no desenvolvimento de atletas da Academia de Futebol Pérolas Negras, criada pela instituição no Haiti. O convênio foi assinado na última quinta-feira, dia 13, pelo presidente do clube alvinegro, Mauricio Assumpção, e o diretor executivo do Viva Rio, Rubem César Fernandes.

Vitor Madeira_Viva Rio (4)

Rubem César Fernandes (esq.) e Mauricio Assumpção firmam parceria entre Botafogo e Viva Rio para o desenvolvimento de atletas da Academia de Futebol Pérolas Negras

O acordo prevê o treinamento de dois jogadores haitianos sub-16 por mês nas categorias de base do time carioca. Além disso, membros da equipe técnica do Botafogo irão à Academia de Futebol Pérolas Negras para realizar “clínicas”, com o objetivo de difundir a metodologia de trabalho utilizada no alvinegro.

Segundo o gerente de futebol Sidnei Loureiro, a parceria será enriquecedora para o Botafogo, que terá a oportunidade de conhecer o modelo de treinamento da Academia de Futebol Pérolas Negras, baseado na combinação entre prática futebolística e aceleração escolar. “Queremos implantar ideia semelhante aqui no clube. Certamente teremos muito a aprender com a experiência do Viva Rio no Haiti”, afirmou.

Em entrevista coletiva realizada no Estádio do Engenhão, Sidnei acrescentou que o time carioca poderá aproveitar jogadores que se destaquem ao longo do intercâmbio. “Caso surjam talentos durante o tempo de treinamento, eles não serão ignorados”.

IMG_3890

Rubem César e Sidnei Loureiro falam sobre o acordo firmado entre Viva Rio Haiti e Botafogo em entrevista no Engenhão

Já Rubem César Fernandes, diretor executivo do Viva Rio, lembrou que a paixão pelo futebol representa um dos principais elos entre Brasil e Haiti. Foi exatamente a mobilização social em torno deste esporte que o motivou a criação da Academia Pérolas Negras.

Fundado em 2011, o projeto conta com 80 alunos das categorias sub-15 e sub-17, que treinam, estudam e residem no centro esportivo. “Quando começamos, tudo parecia utópico e audacioso. Agora, vemos os meninos das primeiras turmas sendo aproveitados por clubes brasileiros e o trabalho da escola sendo reconhecido em parcerias como essa. É a concretização de um sonho”.

(Texto: Karla Menezes/Foto: Tamiris Barcellos e Vitor Madeira)

Leia sobre a temporada dos Pérolas Negras no Brasil. 

Postado em Notícias na tag .