Viva Rio realiza “Cuidando de quem cuida” em Ramos

Com um público total estimado em 300 pessoas, entre colaboradores da Área Programática 3.1 e convidados, a segunda edição do Cuidando de Quem Cuida, no Social Ramos Clube, em Ramos, Zona Norte do Rio, na manhã de sábado (27/9), foi um grande sucesso. A ação, que envolveu vários setores do Viva Rio, retrata a política de cuidado ampliado ao colaborador, que está na essência da organização. A proposta do “Cuidando de Quem” Cuida é proporcionar às equipes da Saúde um dia com atividades prazerosas, presentes e atrações de lazer para entreter e relaxar o profissional e seus familiares.

“Todos os setores do Viva Rio estiveram envolvidos em dois meses intensos de preparação.  Este é um dia dedicado ao colaborador. No DNA do Viva Rio, estão o cuidado e a cultura da paz e estamos muito felizes em homenageá-los”, disse a coordenadora da Rede, Daiana Albino. “Em meio à dureza, surge o cuidado”, lembra o diretor executivo do Viva Rio, Rubem César Fernandes, referindo-se às situações de violência enfrentadas cotidianamente nos territórios do Complexo do Alemão, Complexo da Maré, Complexo da Penha, Parque Royal, Dendê, Morro do Barbante, Vigário Geral e Parada de Lucas.

Tamiris Barcellos Daiana

Daiana Albino, coordenadora da Rede: dois meses de preparação Foto: Tamiris Barcello

Antes de dar inicio à programação cultural, que teve apresentações de teatro, capoeira, música, dança e passinho, Daiana homenageou os gerentes de cada unidade de saúde e o também o coordenador da área, Wimerson  Domingues, exaltando características como a coragem, a leveza e a seriedade destes profissionais  que “dão o sangue e a alma no dia a dia de trabalho e precisam ser interlocutores com as CAP, os colaboradores, as lideranças locais, os agentes comunitários de saúde e os pacientes”.

Tamiris Barcellos Wimerson

Wimerson Domingues, coordenador da Área Programática 3.1 | Foto: Tamiris Barcellos

Cerca de 250 convidados aproveitaram os serviços oferecidos por aproximadamente 50 voluntários que participaram da ação. Sessões de massagem , estética facial, penteados, design e sobrancelhas, higienização de pele tiveram grande procura. A assistente administrativa Grace Souza, da Unidade Pronto Atendimento Alemão, elogiou a iniciativa de integração de diferentes unidades. “Acho ótimo juntar as equipes dos setores médicos e administrativos”.

A participação dos parceiros contribuiu para o sucesso da ação, que distribuiu 150 brindes – de canecas a eletrodomésticos. Alunos da ONG Sob Nova Direção ofereceram cortes de cabelo, design de sobrancelha e manicure. O projeto Casa Viva teve destaque com o jovem Rafael Ferreira que trabalhou como barbeiro.

Tamiris Barcellos Rafael

Voluntários se dedicaram a cuidar de colaboradores e seus convidados | Foto: Tamiris Barcellos

Bom humor sobrou na cabine fotográfica. Adultos e crianças posaram com placas divertidas e assessórios. Foi o caso da agente comunitária de saúde Elaine Gonçalves Bárbara, 25 anos, que estava acompanhada de sua filha Ana Luísa, de quatro anos.  ‘Estou adorando. Ficar só na clínica, só trabalhando, não é bom.

A técnica de enfermagem da Clínica da Família do Alemão  Letícia Santos  Carvalho, 22 anos, ganhou uma sanduicheira no sorteio. “Nosso trabalho é muito árduo, essa comunhão de todo o Viva Rio é fundamental”, disse ela.

Tamiris Barcellos moca que ganhou premio

A técnica de enfermagem da CMS Alemão Letícia Carvalho teve sorte | Foto: Tamiris Barcellos

A parceria com a Omega, que dá 0,16 centavos de dólar para ações do Viva Rio a cada vez que alguém postar uma foto representando um coração com a hashtag #omegavivario, foi lembrada. Incentivada, a galera subiu no palco para fazer uma foto.A Unidos do Complexo do Alemão encerrou a ação com samba e muita alegria.

(Texto: Sol Mendonça. Fotos: Tamiris Barcellos)

Postado em Notícias na tag .