VIVA RIO, EMPRESA SOCIAL

O Viva Rio começou como uma simples manifestação. Um ato de rebeldia contra a onda de violência que atingiu o Rio de Janeiro no começo dos anos noventa. Desde o princípio atuou de forma atípica, unindo morro e asfalto, religiosos e acadêmicos, artistas e anônimos.

Esse grupo diverso se transformou em um movimento com muitas nuances e desejos, que ao longo de mais de vinte anos deram origem a dezenas de projetos em áreas que vão da segurança à educação e da saúde ao meio ambiente.

Com o crescimento e a diversificação da atuação, termos como Movimento ou ONG passaram a não contemplar todo o trabalho do Viva Rio. Desde 2009 somos também uma Organização Social de Saúde, mas chamar o Viva Rio de OS tampouco dá conta da extensão e do significado da nossa atuação.

Todo o excedente obtido pelo Viva Rio em suas atividades é revertido na ampliação e criação de projetos sociais. A busca por modelos sustentáveis, parcerias vantajosas e novas fontes de recurso têm sempre como horizonte a possibilidade de promover paz, inclusão e justiça com projetos inovadores em áreas marcadas pela pobreza e pela violência.

É isso que faz do Viva Rio uma Empresa Social. Essa é uma classificação nova no mundo todo, com parâmetros ainda por serem definidos. Em resumo, empresas sociais são organizações privadas que têm como objetivo central a superação da pobreza. O surgimento desse modelo está ligado à busca por novas maneiras para enfrentar problemas antigos. Fazer diferente para fazer diferença.

 

Postado em Timeline na tag , , .