Viva Rio Eficiente inclui PCDs na malhação

10/3/2016

Há cinco anos, quando Luiz Claudio Serpa começou a frequentar a Academia Carioca da Clínica de Família (CF) Nagib Farah, no Jardim América, zona Norte do Rio, seu estado de saúde era lamentável. O aposentado, de 54 anos, sofreu cinco AVCs, chegou a passar seis meses na cadeira de rodas, ficou com sequelas na fala e no movimento do braço esquerdo mas após quatro anos de atividade física “melhorei muito”, diz, com um sorriso.

Serpa

Luiz Claudio Serpa já sofreu cinco AVCs e melhorou com a ginástica|Foto: Amaury Alves

A aposentada Naide Rosa da Silva Xavier, 80 anos, é testemunha: “Ele estava péssimo.” Serpa participou da aula inclusiva para Pessoas com Deficiência (PCDs) organizada pelo Viva Rio Eficiente na CF nesta quinta-feira (10), com objetivo de mostrar a essas pessoas que elas têm capacidade de estar onde desejarem, e também para promover uma maior integração entre os usuários e respeito aos PCDs, como explica a psicóloga do projeto, Marília Guinard.

Marilia e Vanessa

Marília Guinard e a professora Vanessa de Almeida| Foto: Amaury Alves

As aulas da Academia Carioca acontecem em dois turnos, de segunda a sexta-feira. |Segundo a professora Vanessa de Almeida, os alunos são encaminhados pelos médicos da clínica, para combater problemas como hipertensão e diabetes, público que predomina no espaço. Embora não exista restrição de idade, a maioria – cerca de 30 por turno – é de idosos.

A aposentada Efigênia Andrade da Silva, 67 anos, foi uma que conseguiu equilibrar sua pressão depois que começou a frequentar a Academia, há três anos. Ela se prontificou a avisar sua vizinha sobre a possibilidade de incluir PCDs nas aulas. “Ela tem um filho deficiente de 18 anos, pode ser que se interesse em participar”, ponderou.

Efigênia

Efigênia Andrade da Silva controlou a hipertensão com exercícios|Foto: Amaury Alves

A aula inclusiva foi a primeira ministrada na área da 3.1, que vai de Bonsucesso ao Jardim América, e inclui a Ilha do Governador, bairros da zona Norte.

(Texto: Celina Côrtes|Fotos: Amaury Alves)

 

Postado em Notícias na tag .