Viva Rio Eficiente inaugura curso de capacitação

1/6/2016

O projeto Viva Rio Eficiente inaugurou nessa terça-feira (31), o curso gratuito de formação básica em Auxiliar Administrativo para Pessoas com Deficiência (PCDS), na Clínica da Família Felippe Cardoso, na Penha.  A capacitação é uma iniciativa do projeto Viva Rio Eficiente, que promove ações em benefício das PCDs.

Segundo Raphael Esteves, gerente do projeto, a capacitação busca dar visibilidade e empoderar as PCDs através de uma boa comunicação, domínio das tecnologias digitais e conhecimento dos direitos e deveres dos trabalhadores com deficiência.

d14d5871-9094-48bc-9c30-e0c4ce2cd333 (1)

A professora Fernanda Castilho deu aula de português aos alunos. | Foto: Deborah Athila

O curso tem carga horária de 40 horas. Distribuídas em 10 aulas, oferece competências básicas para a função de auxiliar administrativo, sob quatro pilares: Aprimoramento da Comunicação, Ética e Cidadania, Vivência Profissional e Inclusão Digital. Foram inscritas na primeira turma dez pessoas, com deficiências física, auditiva, visual e intelectual.

Allana Monteiro, de 25 anos, é enfermeira por formação e tem experiência na área de gestão empresarial. Ela tem deficiência física congênita, manifestada na adolescência, e decidiu ingressar na capacitação pra abrir mais possibilidades no mercado de trabalho. “A aula de português está sendo ótima e vai ser muito importante para melhorar minha comunicação”, conta.

“Novas chances e novos meios de me reintegrar no mercado de trabalho”, é o que busca Diogo Ferreira, de 27 anos, que atua no ramo de construção naval. Diogo perdeu o movimento do braço superior direito após um acidente de moto, ano passado, e o curso de formação é um meio para continuar buscando o sucesso na sua vida profissional.

Ao fim do curso, será entregue um certificado de conclusão aos participantes que tiverem ao menos 75% de frequência e que não faltarem um módulo por completo. No segundo semestre de 2016, haverá uma nova turma de capacitação e as inscrições já podem ser realizadas através do link: http://bit.ly/2445rBB.

(Texto e foto: Deborah Athila)

Postado em Notícias na tag .