Viva Rio e SOS Dental realizam ação coletiva no Haiti

Mais de 300 jovens receberam tratamento dentário emergencial e orientações sobre higiene bucal no Centro Comunitário Kay Nou e na Academia de Futebol Pérolas Negras, coordenados pelo Viva Rio no Haiti. A ação de saúde coletiva foi promovida em parceria com a ONG SOS Dental.

Ação de saúde coletiva ocorreu em Kay Nou, sede do Viva Rio, com o apoio da ONG SOS Dental

Priorizar as urgências e tratar os casos de alto risco foram as metas das dentistas voluntárias Sumai Nogueira e Paula Carolina, que realizaram desde aplicações de fluor até obturações mais complexas. Segundo Sumai, a barreira do idioma dificultou o trabalho na primeira semana. “Às vezes precisávamos saber mais sobre o sintoma do paciente e demorávamos a compreendê-lo, pois não falamos ‘creole'”, relatou.

Dentistas voluntárias Sumai Nogueira (dir.) e Paula Carolina: “Sempre enfatizamos a necessidade da escovação e da prevenção.”

O pouco tempo para cada atendimento, consequência da longa fila da espera, também representou um obstáculo. “Ao final da consulta, o paciente sempre espera que todos os seus problemas tenham sido resolvidos. Em 30 minutos, isso é impossível”, afirmou Paula. Além de realizar procedimentos clínicos, as dentistas também instruíam os pacientes sobre técnicas de escovação. “Todos eles receberam kits de higiene bucal após a consulta. Frisamos a importância da prevenção”, completou Sumai.

Apesar do ritmo intenso das atividades, as odontólogas trarão na bagagem os sorrisos de gratidão dos haitianos, principalmente das crianças. “É impressionantes como eles são carinhosos. E valentes! Podem estar morrendo de medo do ‘motorzinho’, mas abrem a boca e deixam fazer tudo que e necessário”, ressaltou Sumai.

Coordenadora do Viva Rio e articuladora da empreitada, Vivian Cesar Fernandes espera que a parceria com a SOS Dental renda novos frutos. “Estamos planejando uma nova incursão no Haiti para janeiro de 2014. Será mais um sucesso”, disse.

Postado em Notícias na tag .