Viva Rio completa 19 anos realizando sonhos impossíveis

O aniversário do Viva Rio foi lembrado na abertura do seminário internacional “Saúde e Política de Drogas: é preciso mudar”, no dia 17 de dezembro. A organização recebeu os parabéns do Secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, e do presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia (CBDD), Paulo Gadelha.

Sérgio Côrtes: "O Viva Rio está participando de uma grande transformação da Saúde"

Sérgio Côrtes: “É preciso realmente comemorar os 19 anos do Viva Rio, uma organização que está cada vez mais por dentro das políticas de saúde e atuante na área, tanto no município quanto no estado, através de parcerias importantes com a Prefeitura e o governo do estado. O Viva Rio está participando de uma grande transformação da Saúde”.

Paulo Gadelha parabenizou a ousadia do Viva Rio de trabalhar os temas mais importantes, mesmo que polêmicos

Paulo Gadelha: “Eu gostaria de parabenizar o Viva Rio não apenas pelo seu aniversário, mas sobretudo por sua atuação significativa, sempre enfrentando as questões mais importantes para a sociedade, por mais polêmicas e difíceis que elas possam ser”.

Rubem César Fernandes, diretor executivo do Viva Rio e um dos fundadores da organização – ao lado de pessoas como o sociólogo Herbert José de Sousa, o Betinho –, rememorou o “2 minutos de silêncio”. O evento, realizado em 1993, foi um dos marcos da criação do Viva Rio, que era um movimento até então. Sob o slogan “Dê um tempo para o Rio: parar para começar de novo”, o movimento convidou os moradores da cidade a vestir branco e fazer dois minutos de silêncio para refletir sobre si mesmos e sobre o destino comum. Chovia, o trânsito parou e a cidade, com efeito, silenciou por um instante.

Cariocas aderiram em peso à convocação do Viva Rio, em 1993

2 minutos de silêncio para pensar: como construir juntos uma sociedade melhor?

“Há 19 anos, depois das chacinas da Candelária e de Vigário Geral, estávamos reunidos em frente à Candelária, pedindo a todos que fizessem 2 minutos de silêncio para pensar em como mudar aquele cenário de violência, como melhorar a vida das pessoas e mudar aquela realidade tão dura. Hoje, estamos aqui, reunidos neste seminário para novamente pensarmos juntos. Desta vez, para pensar uma solução para a questão da “guerra às drogas”. Como podemos, juntos, buscar uma reforma da Lei de Drogas e, acima de tudo, como empreender uma mudança de cultura, de espírito, de abordagem do tema?”.

Rubem César: 19 anos depois, o Viva Rio convoca novamente a sociedade a pensar junto. Como podemos mudar?

 

Saiba mais sobre o Viva Rio.

Acompanhe as notícias sobre o seminário internacional “Saúde e Política de Drogas: é preciso mudar”.

Postado em Notícias na tag .