Viva Rio assina termo de compromisso com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia

O Viva Rio assinou na última terça-feira, 16 de outubro, o Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia e a Organização Social Viva Rio. O documento foi assinado pelos representantes do Viva Rio, Sebastião Santos, Presidente, Rubem Fernandes, Diretor Executivo e pelo Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia, Marco San e pela Subsecretária da pasta, Isabel Gimenes. O Compromisso visa à promoção da saúde e da inclusão social da pessoa com deficiência, através da autonomia dos indivíduos, valorização de suas potencialidades e diversidade, resgate de sua autoestima e seu potencial de transformação social.

Sebastião Santos, Presidente do Viva Rio, Marco San, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia e Rubem Fernandes, Diretor Executivo do Viva Rio

Dentre outras ações realizadas através dessa parceria, o Termo de Cooperação Técnica contempla principalmente a realização de sensibilizações para os profissionais contratados pelo Viva Rio sobre a temática das Pessoas com Deficiência, incluindo identificação, características das deficiências, formas de abordagem e disseminação do conhecimento acerca da rede de apoio da qual as PcDs dispõem.

Além da celebração do Termo de Cooperação Técnica, foi apresentado aos participantes o “Comitê Viva Rio pela Inclusão e Acessibilidade de Pessoas com Deficiência”. Esse comitê é um colegiado de caráter permanente e deliberativo, constituído por representantes de diversos setores estratégicos, e tem como finalidade consubstanciar a participação da comunidade interna do Viva Rio na construção e efetivação da Política de Inclusão do Viva Rio, conforme prevê a legislação vigente. O regimento será disponibilizado em breve no site!

Ainda nessa ocasião foi realizada a primeira turma de sensibilização que contou com a presença de mais de cem profissionais do Viva Rio, incluindo desde gestores de unidades, à profissionais da Sede da Organização Social.

Laís Araújo, Supervisora Viva Rio Eficiente, fala sobre o tema para colaboradores da Organização Social

A partir desse primeiro encontro, outras turmas de sensibilização serão realizadas nas unidades de saúde com vistas a disseminar esse conhecimento para o maior número de profissionais possíveis, envolvendo as mais diversas categoriais. Bem como serão formados grupos de trabalho responsáveis por impulsionar as ações do Comitê.

 

 

 

Fotos: Vitor Madeira

Postado em Destaque.