Viva Rio articula ato a favor do controle de armas

O Viva Rio e a Rede Desarma Brasil participam da articulação do ato Amar ou Armar, que acontece na segunda-feira (23), a partir das 10 horas, no Palácio do Campo das Princesas, em Recife. “O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), resolveu fazer um grande ato político em apoio ao Estatuto do Desarmamento e convidou várias lideranças, para que o evento tenha repercussão nacional”, explicou o coordenador de Meio Ambiente do Viva Rio, Tião Santos. A presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, já está confirmada.

FAV_5233

Tião santos: ato foi organizado pelo governador de Pernambuco|Foto: Arquivo

O PL 3722/2012, aprovado em outubro pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados após três anos de tramitação, seguiu para análise do plenário da Câmara e, de lá, irá para o Senado. O senador Renan Calheiros (PMDM-AL), presidente da casa, já deixou público que vai barrar a proposta aprovada pela bancada da bala, financiada pela indústria bélica, sobretudo no quesito que reduz de 25 para 21 anos a idade mínima permitida para a compra de armas. Além de ser o ministro da Justiça quando o Estatuto foi aprovado, Renan está fechado com a presidente Dilma Roussef, que também não aprova o projeto de lei.

Renan

Renan Calheiros promete barrar PL 3722 quando chegar ao Senado|Foto: Agência Brasil

 

O Mapa da Violência 2015, elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), revela que as principais vítimas entre as 880 mil pessoas que morreram vítimas de disparo de arma de fogo no País, entre 1980 e 2012, são jovens de 15 a 29 anos, o que corresponde a um aumento de 463,6% nesta faixa etária no período.

Celebrado internacionalmente, o Estatuto do Desarmamento inspirou novas leis em dezenas de países. Nos anos seguintes à sua aprovação, houve uma redução de 11% nos homicídios por arma de fogo, o que salvou mais de 5.000 vidas, segundo o Ministério da Saúde.

 

(Texto: Celina Côrtes|Fotos: Arquivo, Divulgação e Agência Brasil)

Postado em Notícias na tag .