Viva Oportunidade chega ao Complexo do Alemão

Desempregado desde o ano passado, o pintor Jorge Ferreira, um dos participantes da apresentação do Viva Oportunidade na manhã desta quarta-feira (23), na Vila Olímpica Carlos Castilho, no Complexo do Alemão, na zona Norte, garante que a plataforma chegou na hora certa. “Poderei mostrar meu diferencial e assegurar meu espaço no mercado de trabalho”, empolga-se.

O pintor Jorge Pereira vê grandes oportunidades de trabalho com a plataforma | Foto: Vitor Madeira

O pintor Jorge Pereira vê oportunidades de trabalho com a plataforma | Foto: Vitor Madeira

Semelhante a uma vitrine virtual, o aplicativo, desenvolvido pelo Viva Rio em parceria com a prefeitura de Macaé, ajuda as pessoas a enfrentarem a crise e o desemprego. Segundo o IBGE, a taxa de desocupação ficou em 4,2% em fevereiro, ou seja, são 297.000 pessoas em busca de emprego na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Deste total, 14,8% estão na faixa de idade de 18 a 24 anos, caso da costureira Thayres Soares, de 24 anos. Depois de se cadastrar no Viva Oportunidade, ela está entusiasmada com a divulgação de seu trabalho e a possibilidade de conseguir novas oportunidades. “Com este aplicativo vou poder divulgar meu serviço e buscar chances de aumentar minha renda”, planeja a costureira.

Thayres Soares realizou o seu cadastro e garante que está com boas expectativas | Foto: Vitor Madeira

Thayres Soares realizou o seu cadastro após apresentação | Foto: Vitor Madeira

Com a proposta de desenvolver microatividades econômicas e geração de renda, a expectativa é que o aplicativo atenda ao maior número possível de pessoas. Para o coordenador do Viva Oportunidade, Alexandre Fernandes, a população precisa de alternativas para sobreviver em meio à crise utilizando a tecnologia. “Hoje as pessoas estão habituadas a solicitar diversas categorias de serviços através de aplicativos, o que simplifica e agiliza o trabalho de forma segura. O Viva Oportunidade é simples, gratuito e facilita a geração de renda”, explica Alexandre.

Alexandre Fernandes apresenta a plataforma | Foto: Vitor Madeira

Alexandre Fernandes apresenta o aplicativo no Complexo do Alemão | Foto: Vitor Madeira

São mais de 100 categorias de serviços ofertados pelos profissionais cadastrados, entre elas, manicure, eletricista, pedreiro, fotógrafo, diarista, entre outros. Os candidatos podem enriquecer suas fichas cadastrais incluindo fotos, descrições sobre o serviço ofertado, experiências profissionais, certificados e, ao longo do processo de oportunidades, receber avaliações e comentários das pessoas que contrataram o serviço, enriquecendo assim a ficha cadastral.

A expectativa é disseminar a plataforma em outras comunidades do Rio de Janeiro. As próximas serão Guadalupe, na zona Norte, e Rocinha, na zona Sul da cidade. “Queremos que eles se sintam cada vez mais parte desse processo, que sejam protagonistas dessa história e construam o caminho para o sucesso”, exulta o coordenador Alexandre.

(Texto: Vívian Guimarães | Foto: Vitor Madeira)

 

 

Postado em Notícias na tag .