Viva Favela participa de encontro sobre fotografia

Mais de 300 Fotografias sobre o cotidiano das favelas do Rio de Janeiro, produzidas pelos correspondentes comunitários e editores do portal Viva Favela, foram apresentadas no 7º Encontro sobre Inclusão Visual, realizado no Museu de Arte do Rio (MAR). O encontro reuniu diferentes grupos que utilizam a imagem como veículo de promoção da educação. O Viva Favela foi representado pelo fotógrafo Walter Mesquita.

As fotografias integram o acervo de imagens produzidas por fotógrafos do projeto desde 2001, dada em que foi fundado

As imagens fazem parte de um acervo com mais de 80 mil fotografias capturadas pelas lentes dos profissionais do projeto, uma iniciativa pioneira de jornalismo cidadão e de inclusão social, digital e visual. Walter Mesquita afirma que, “por conta da mudança de olhar provocada pelo projeto”, essas imagens retratam de “forma tão íntima” o cotidiano de favelas e bairros de periferia do Rio e Grande Rio.

Para representar esse universo de uma forma mais concreta, o portal Viva Favela foi reformulado. “A ideia é retratar a vida das populações das comunidades com o olhar mais jornalístico”, disse. Atualmente, o portal é alimentado com conteúdos produzidos por jornalistas e correspondentes, que estão sendo qualificados através do programa de oficinas multimídia para atuar no universo do jornalismo colaborativo.

O fotógrafo Walter Mesquita acredita que o Viva Favela ajudou a mostrar outros olhares da favela

“Acreditamos que estas capacitações apresentam uma oportunidade de novos talentos surgirem e possibilita a esses jovens ter outra perspectiva de futuro”, disse o fotógrafo.

Também participam do encontro os projetos do Rio de Janeiro Aliança em Foco, AUTODOC, Imagens do Povo, Mão na Lata, Oi Kabum!, Projeto Amo o Salgueiro; o projeto Cidade Invertida, de São Paulo; Terra Viva e Clica Maravilha, de Fortaleza; e Recife debaixo das Pontes, de Recife. Segundo a coordenadora do encontro, Julieta Roetman, “a organização prioriza projetos que trabalhem o fortalecimento da identidade das comunidades”.

Desde a sua primeira edição em 2005, o Encontro sobre Inclusão Visual do Rio de Janeiro, que integra o calendário do Foto Rio, congrega coordenadores, alunos e monitores de projetos de todo o país e exterior para apresentar seus trabalhos, formas de organização e experiências particulares no âmbito da fotografia.

Postado em Notícias na tag .