Viva Favela e Coletivo Coca-Cola firmam parceria

 

O Viva Favela e o Coletivo Coca-Cola firmaram parceria para a realização de um projeto-piloto do Programa de Formação de Correspondentes Comunitários Multimídia  (PFCCM), nos espaços do Coletivo Coca-Cola de Oswaldo Cruz e da Grota, no Complexo do Alemão. Os Coletivos são espaços de convivência e aprendizado que oferecem cursos de formação técnica em diversas áreas e são, para jovens moradores de comunidades e periferias em todo o Brasil, uma porta de entrada para o mercado de trabalho.

Coletivo Coca

Os jovens participantes vão aprender técnicas de multimídia

 

Para este piloto, o Viva Favela pretende capacitar 40 jovens através do PFCCM  para a função de correspondente comunitário multimídia, fornecendo noções básicas de jornalismo e fotografia, além de conhecimentos sobre redes sociais e Direitos Humanos. Desde 2013, o programa funciona nestes moldes, com mais ênfase nas novas tecnologias de informação e comunicação e destaque para questões atuais focadas em cidadania e  direitos humanos. Até hoje as oficinas já circularam em 19 favelas dentro e fora do município.

A professora Francili Costa, que elaborou a ementa e está nas oficinas desde o início, fala da importância deste tipo de formação dentro das comunidades. “As pessoas que moram nos territórios são, sem dúvida, as mais capacitadas para transmitir sua realidade sem filtros. Nós trabalhamos com essa possibilidade do indivíduo conseguir ter os mecanismos necessários para transmitir o dia a dia dele para as pessoas que estão tanto dentro quanto fora da favela”, explica.

No ano passado o programa realizou oito oficinas, com a participação de 262 inscritos e 107 formados. Muitos deles se tornam correspondentes do portal Viva Favela e da Revista Multimídia temática, que traz reportagens em texto e vídeo e ensaios fotográficos sobre assuntos de interesse dos moradores daquelas localidades.

Cada curso tem duração de 36 horas, divididas em nove aulas para cada turma, com quatro horas cada. São seis aulas dentro da sala de aula, discutindo os principais conceitos do jornalismo, e três aulas práticas de fotografia. As discussões são sempre pautadas em temas atuais e baseadas nas demandas de cada comunidade.

Em 2015 o PFCCM pretende expandir ainda mais seu escopo de atuação através de novas parcerias, além de projetos como a rádio Viva Rio, que dedicará um espaço exclusivo no dial toda semana à programação sobre favelas produzida pelos próprios correspondentes.

(Texto: Debora Pio/Foto: Walter Mesquita)

 

 

 

 

 

Postado em Notícias na tag .