Unidade de saúde revitaliza terreno abandonado na Pavuna

A Clínica de Saúde da Família Maurício Araújo Gonçalves “Seu Neco” revitalizou um terreno abandonado há mais de 40 anos, nos arredores do morro do Chapadão, que funcionava como depósito de lixo e era constantemente invadido por traficantes. A unidade tem seis equipes de Saúde da Família e três de saúde bucal e atenderá 24 mil pessoas. A cerimônia de inauguração contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Hans Dohmann.

O Secretário Municipal de Saúde, acompanhado da equipe da unidade

O nome da unidade é uma homenagem a um morador da Pavuna falecido há 11 anos que era uma espécie de vigilante comunitário. “Ele lutava sempre por melhorias para o bairro junto aos órgãos públicos e este terreno onde agora está localizada a clínica era a sua grande preocupação. Infelizmente ele não está vivo para ver esta homenagem, mas sei que estaria muito feliz e realizado”, contou Marcelo Araújo, filho de Seu Neco.

Dona Elvira (primeira) junto de parentes e vizinhos de Seu Neco

Moradores e funcionários também comemoraram a revitalização do espaço. “Eu nunca imaginei que pudesse presenciar um investimento dessa proporção. É emocionante ver o novo sentido que este local ganhou com a clínica”, disse o auxiliar administrativo da unidade, Guilherme Gonçalves. “Tínhamos sempre muito medo que este terreno fosse tomado por traficantes, mas agora vejo que isso não vai acontecer”, completou Elvira Gonçalves, tia de Guilherme e moradora do bairro há 50 anos.

A gerente da unidade, Karen D’Angela, informou que a inauguração da clínica marca um momento muito importante do bairro, esquecido pelo poder público durante anos. “A Pavuna era um deserto sanitário. Além de sofrer com a vulnerabilidade social, os moradores do bairro nunca tiveram uma atenção qualificada voltada para a família”. Ela anuncia os planos para a região: “O grande desafio da equipe da unidade será trabalhar com a promoção da saúde, pois isso implica uma mudança no estilo de vida. Queremos sensibilizar as famílias a adotar um modo de vida saudável, estimulando a mudança de alimentação e a prática de atividades físicas”, disse.

Fachada da unidade na Pavuna

As funções das equipes de Saúde da Família que farão o acompanhamento dos moradores da região incluem o pré-natal, o atendimento a crianças, mulheres, homens e idosos e até mesmo planejamento familiar. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), por sua vez, farão visitas mensais às famílias da região e um levantamento da situação de saúde de toda a família para construção de uma proposta terapêutica com a equipe, além de disseminar informações da saúde para as pessoas. “Neste modelo de saúde o tratamento é contínuo e o acompanhamento personalizado, pois trabalhamos sob a lógica da prevenção”, explica Karen.

Os pacientes também terão acesso a ações de prevenção, como vacinação e investigação de doenças, bem como a ações de reabilitação e tratamento de doenças instaladas para que se evitem as complicações.

A Clínica de Saúde da Família Maurício Araújo Gonçalves conta com consultórios médicos, de enfermagem e de odontologia, escovário, centro de testagem e aconselhamento em HIV e Hepatite C, sala de coleta de exames, de vacina, de ultrassonografia, de raio X, de reuniões de equipes, de treinamento, de convivência do idoso, de agentes comunitários de saúde, de procedimentos (como nebulizações, injeções e outros), de curativos e de observação clínica.

 

Postado em Notícias na tag .