Uma homenagem à história da Saúde da Família

Dante Romanó, médico que dedicou a vida à difusão da Estratégia Saúde da Família, foi homenageado na última quinta-feira, 04 de outubro, ao emprestar seu nome a uma unidade inaugurada em Marechal Hermes. A Clínica de Saúde da Família Dante Romanó Júnior poderá atender 28 mil pessoas. Estavam presentes o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.

Dante Romanó foi mentor do Programa Saúde da Família em Curitiba na década de 90, quando atuou em quase todas as unidades 24 horas da capital paranaense. Na época, a iniciativa era desenvolvida em conjunto com profissionais do Canadá, Inglaterra e de Cuba. Falecido em 2004, aos 75 anos, continua referência mundial na área da Saúde da Família.

Equipe de saúde e familiares de Dante Romanó, durante a inauguração

Durante a cerimônia de inauguração, o Ministro Padilha anunciou que o governo federal vai dobrar os recursos investidos no município. “O índice de 40% de cobertura da saúde básica mostra que o Rio de Janeiro está realizando uma revolução do país. Os resultados são excepcionais e o Ministério quer incentivar os municípios a se esforçar para garantir a qualidade nos atendimentos”, disse Padilha.

Segundo Hans Dohmann, a clínica aumentará em 10 vezes o serviço de atenção primária em Marechal Hermes. “Isso é fundamental para termos uma ação preventiva. Quando conseguimos evitar que as pessoas fiquem doentes, elas passam a precisar cada vez menos de se dirigir aos hospitais”, disse. A unidade conta com oito equipes de saúde da família, três de saúde bucal e 48 agentes comunitários de saúde (ACS).

A gerente da unidade, Simone Machado

A gerente da unidade, Simone Machado, informou que a região receberá também o 65º Centro de Convivência do Idoso e a 63ª Academia Carioca da Saúde, equipada para oferecer atividades físicas supervisionadas para pacientes da clínica. “A região tem muitos idosos e por isso foi escolhida para receber a academia e o centro de convivência”, explicou.

A Clínica de Saúde da Família Dante Romanó Júnior conta com salas de ultrassom, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, imunização, coleta e saúde bucal, além de salas especiais para a mulher e a criança, sala de reunião para profissionais, auditório e farmácia.

 

Dante Romanó Júnior
Também participaram da cerimônia de inauguração da unidade familiares de Dante Romanó Júnior. “Infelizmente ele não viveu para ver esta inauguração, mas acredito que, onde quer que esteja, ele está muito feliz por ver a concretização de seu sonho”, disse Leonida de Azevedo Romanó, companheira de Dante por quase 50 anos.

Familiares de Dante Romanó participaram da homenagem ao médico que disseminou a Estratégia Saúde da Família no país

“Desde que conheci o Dante sempre senti nele uma sensibilidade muito grande. Os problemas do povo sempre foram uma prioridade para ele e isso me empolgou”, contou Leonida. Inicialmente matriculado no curso de agronomia, Dante passou a cursar medicina e se especializou em cardiologia e angiologia com recursos próprios. “Ele chegou a passar fome para se manter no curso”, contou Cristiana Romanó, uma das filhas.

Dante foi professor da Universidade Federal do Paraná em regime de dedicação exclusiva por quase 50 anos. Ele chegou a ocupar o cargo de reitor e criou o primeiro curso de pós-graduação em meio ambiente da universidade.

Postado em Notícias na tag .