Time sub-17 do Haiti segue rumo ao mundial do Chile

IMG_2417

Time sub-17 do Haiti vence torneio qualificatório e disputará eliminatórias de mundial de futebol da categoria

A seleção sub-17 do Haiti pode ser uma das representantes da América Central no mundial da categoria, que acontecerá em 2015, no Chile. A equipe conquistou o direito de jogar as eliminatórias do campeonato após sagrar-se vencedora do torneio qualificatório promovido pela União Caribenha de Futebol. O volante Matelus Saul, revelado na Academia Pérolas Negras, marcou os dois gols do time na final contra a Jamaica e levou o prêmio de melhor jogador da competição.

Com aproveitamento de 100%, o grupo haitiano sofreu apenas um gol durante todo o torneio. Na partida de abertura, bateu Barbados por 2 a 0, para depois aplicar “chocolates” em Santa Lúcia (6 a 1) e Trinidad e Tobago (3 a 0).

Além de Saul, outro atleta da academia comandada pelo Viva Rio Haiti em Porto Príncipe chamou a atenção durante os jogos: o centroavante Claude Davidson. Com recém-completos 16 anos, os jovens tiveram sua primeira chance na seleção nacional em 2014, após quase dois anos de muito trabalho. “Davidson chegou a ser comparado a [Desiré] Jonel, outro atacante que começou com a gente e treinará em breve nas categorias de base do Cruzeiro, em Belo Horizonte”, contou o orgulhoso o técnico Rafael Novaes.

A Academia Pérolas Negras está localizada na região de Bon Repos, ao norte de Porto Príncipe. O complexo dispõe de quatro campos de futebol, salas de aula, uma piscina e uma área de ginástica. Pode acomodar até 110 meninos e meninas.

>> Novas gerações a caminho
No último sábado (1º), a Academia de Futebol Pérolas Negras realizou uma “peneira” (processo seletivo) com meninos e meninas de 8 a 14 anos provenientes de comunidades da capital Porto Príncipe. Cerca de 350 jovens inscreveram-se na seleção e 61 foram aprovados para a próxima etapa, que acontecerá no dia 8 deste mês.

IMG_2509

Meninos durante “peneira” da Academia Pérolas Negras: 61 foram selecionados

(Texto: Karla Menezes/Foto: Acervo Viva Rio Haiti)

Postado em Notícias na tag .