Sustentabilidade é tema de revista do Viva Favela

 

Cultura digital_02

“Ações sustentáveis devem ser economicamente viáveis, socialmente justas, culturalmente aceitas e ecologicamente corretas”, afirma a editora convidada Liana Melo

 A Revista Multimídia #20 do Viva Favela está no ar! Com 14 reportagens produzidas pelos correspondentes comunitários e pela Redação, o tema “Sustentabilidade” mostrou que as mudanças climáticas e a escassez dos recursos naturais são enfrentadas com criatividade pelos moradores das favelas. Lançada na segunda-feira (22), a Revista teve como editora convidada a jornalista especializada em Responsabilidade Social e Terceiro Setor, Liana Melo.

Liana acredita que as ações sustentáveis devem ser economicamente viáveis, socialmente justas, culturalmente aceitas e ecologicamente corretas: “Na ausência do poder público, as comunidades dão seu jeito. Para reduzir o calor, telhado verde. Para gerar energia limpa, placas solares. Para criar emprego e renda, reciclagem. Para enfrentar a crise hídrica, miniestações de tratamento de água”.

Em texto, vídeo e fotos, os correspondentes delinearam histórias em torno de cinco editorias. Os impactos ambientais, as soluções econômicas e as transformações sociais que afetam a vida nas cidades foram mostradas em “Ambiente”. Alternativas para economizar energia, através de projetos pioneiros e espontâneos, estão desvendadas em “Energia alternativa. “Reflorestamento” e “Reaproveitamento” apontam para o trabalho incansável de moradores em prol de um ambiente mais sustentável. Por fim, a arte gerada através da reciclagem do lixo em “Arte Verde”.

O Viva Favela é um projeto jornalístico do Viva Rio, onde moradores de periferias se transformam em “correspondentes comunitários”, produzindo reportagens sobre suas comunidades e arredores. Além do portal, o Viva Favela oferece oficinas de iniciação em jornalismo, o Programa de Formação de Correspondentes Comunitários Multimídia.

Clique aqui para acessar a revista multimídia do Viva Favela 

(Texto: Flávia Ferreira e Redação Viva Favela/ Arte: Anna Carollina)

Postado em Notícias na tag .