Sexto acordo de paz é assinado no Haiti

Um novo acordo de paz envolvendo lideres de áreas em conflito, representantes do governo haitiano e o Viva Rio foi assinado em Kay Nou para garantir o envolvimento da comunidade na estabilização da violência e na criação de relações mais estreitas entre a polícia haitiana e a população. Este é o sexto acordo de paz assinado no país caribenho por iniciativa do Viva Rio.

A assinatura do documento, também conhecido como Tanbou Lapè, teve a presença da Policia Nacional do Haiti (PNH), seção de Redução da Violência Comunitária, da MINUSTAH, e do Batalhão do Exército Brasileiro (BRABATT). Esses interlocutores serão responsáveis pela fiscalização e acompanhamento do acordo.

Os participantes concordaram com a imediata implementação do acordo nas áreas de Bel Air, Delmas, St. Martin, Solino, Fort National, Bastia, Fortouron, La Saline, Pont-Rouge, Wharf Jérémie e Fort Dimanche.

Todos os esforços para garantir a paz receberão prêmios e ações em prol da comunidade envolvida, tais como cursos de formação profissional e contínua para candidatos selecionados em cada região, festivais culturais e o sorteio de uma motocicleta ou um laptop, que será realizado a cada três meses sem morte nas áreas identificadas.

As ações contam o apoio da Comissão Nacional de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (CNDDR), Sisters Warff Jeremias, governo haitiano, e as embaixadas do Brasil, Noruega, Suíça e Norwegian Church Aid.

Postado em Notícias na tag .