Sétima ação Omega/Viva Rio beneficia escolas

4/2/2016

Os olhos da criançada brilhavam e não era à toa. Em 2012, o Ciep Gregório Bezerra, na Penha, na zona Norte, sofreu um incêndio que destruiu grande parte de suas instalações. Nesta quarta-feira (3), foi inaugurado o novo laboratório com computadores novos em folha, parte da sétima ação na contagem regressiva social para os Jogos Olímpicos 2016, pela parceria Omega/Viva Rio.

A Omega, marca de relógios mais famosa do mundo e cronometrista das Olimpíadas, faz uma contagem regressiva social inédita no Rio pré-olímpico, apoiando 12 ações em territórios vulneráveis, a maioria voltada para a primeira infância e a juventude.

Sétima ação 6

Alunos da Gregório Bezerra comemoram os novos computadores| Foto: Tamiris Barcellos

Embora o incêndio não tivesse deixado vítimas, os alunos passaram mais de três anos sem poder acessar a internet. As chamas, de grandes proporções, destruíram a sala de informática, entre outras coisas, onde mais de 40 turmas participavam das aulas. “Nossas crianças e até os alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos vão poder melhorar o desempenho. O laboratório vai servir como um recurso auxiliar do professor para ensino e avaliação das disciplinas”, explicou a diretora do Ciep, Patrícia Pitta.

A iniciativa agradou em cheio aos pais que participaram da inauguração. “Hoje em dia ainda existe muita gente que não tem acesso à internet e, em casa, não consegue fazer as pesquisas e trabalhos necessários. Agora, o estudo será facilitado e o conhecimento dos alunos vai melhorar”, festejou Flávia da Silva, de 39 anos, mãe de uma aluna.

Tamiris Barcellos (60) (1)

Flávia Silva festejou os benefícios proporcionados pelos computadores| Foto: Tamiris Barcellos

Com a inauguração do novo laboratório, os estudantes poderão ter acesso ainda à plataforma Educopédia, um programa online de aulas digitais da Secretaria Municipal de Educação, pelo qual todos podem aprender de forma lúdica e prática. “Além da inclusão digital, que é muito importante, agora temos a possibilidade de melhorar o aprendizado das crianças, jovens e adultos que estudam aqui”, comemora Carmem Lúcia Barreiros, coordenadora pedagógica do Ciep.

Parquinho multicolorido

Já na quinta-feira (4) foi a vez da criançada da Escola Municipal João Marques dos Reis, em Brás de Pina, também na Zona Norte do Rio, fazer a festa. Elas ganharam um parquinho todo equipado com brinquedos multicoloridos, ainda como parte da sétima ação social da parceria Omega/Viva Rio. São túneis, gangorras, escorrega, castelinho e outros brinquedos para os alunos se esbaldarem.

“Um parquinho assim estava no meu planejamento. O lugar era lama pura, as crianças vão adorar!”, vibrou a diretora Vera Eunice de Souza Carneiro, encantada com a novidade proporcionada pela parceria social.  “É um espaço onde as crianças poderão brincar, o que é muito importante para elas. Aqui no bairro, não há parques que possam ser frequentados com segurança”, complementa Flávia Rocha, professora de Educação Infantil, mãe de Arancha, dois anos, que participava da inauguração.

IMG_3382

A professora Flávia Rocha brinca com a filha Arancha, de dois anos| Foto: Amaury Alves

Arancha e Vinícius Costa Moreira, 4 anos, fizeram um par quase que inseparável nos brinquedos.  “Meu filho começou as aulas ontem. Quando entrou no parquinho ele se assustou, mas agora já está adorando”, observou Cristiane da Fonseca Costa, costureira de 33 anos e mãe de Vinícius, que arrasou em sua fantasia de Batman (abaixo, sem a mascara).

IMG_3374

Arancha e Vinícius brincam no novo parquinho | Foto: Amaury Alves

À alegria do ambiente colorido se juntavam crianças já em clima de pré-carnaval, como Vinícius, brincando com a mesma animação dos colegas uniformizados. O Ciep tem 680 alunos desde a Educação Fundamental, a partir dos quatro anos, à Educação Experimental, até os 13 anos.

Outra forma de apoio da OMEGA é a campanha #omegavivario. Para cada foto publicada nas redes sociais com um coração e esta hashtag, a OMEGA doará mais 0,16 centavos de dólar para as ações comandadas pelo Viva Rio.

IMG_3402

Crianças reproduzem símbolo da campanha #omegavivario para as lentes| Foto: Amaury Alves

(Texto: Vivian Guimarães e Celina Côrtes| Fotos: Amaury Alves e Tamiris Barcellos)

Postado em Notícias na tag .