Saúde na Linha promove ação para o Outubro Rosa

O Saúde na Linha é uma ferramenta inovadora criada pelo Viva Rio em parceria com a SMS, voltada para o monitoramento de bebês, puérperas e grávidas em gestações de risco e pacientes com tuberculose nas áreas programáticas 2.1, 3.1 e 3.3. O monitoramento é feito de um call center composto somente por mulheres e entre os pacientes, 95% são mulheres. Por isso, sabendo da importância da conscientização sobre o câncer de mama e por ter tantas mulheres envolvidas nesse projeto, as operadoras durante todo o mês de outubro estão fornecendo informações sobre o câncer de mama.

Equipe Saúde na Linha no Call Center

A equipe da Ouvidoria, responsável pelo Saúde na Linha, faz reuniões internas para a troca de informações entre os gestores e as profissionais da área da saúde que trabalham orientando as pacientes. “Todas as questões e dúvidas levantadas são problematizadas em ciclos de educação permanentes com a nossa equipe, tendo como objetivo a aprendizagem a partir do nosso cotidiano de trabalho e qualificação nas informações prestadas. Durante o Outubro Rosa estamos orientando as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, ressaltando o quanto o diagnóstico precoce é importante no tratamento e na cura”, ressaltou Guilherme Braga, supervisor técnico de Saúde do Viva Rio.

O projeto é pioneiro no Brasil e tem o objetivo de estreitar os laços com os pacientes em cada uma das ligações recebidas. Para Maurício de Castro, coordenador da Ouvidoria, a potência do programa como ferramenta de vigilância em saúde é essencial. “O Saúde na Linha tem caráter orientativo, a nossa equipe é formada por profissionais da área de saúde e acadêmicos de Enfermagem, que a partir da troca de conhecimento e da educação permanente produzem orientações aos usuários de acordo com os protocolos técnicos da Política Nacional de Atenção Básica, elaborados pelo Ministério da Saúde. Me sinto orgulhoso de colocar a equipe do Saúde na Linha a serviço de uma causa tão nobre como o Outubro Rosa”, afirmou.

Postado em Notícias na tag , , .