Reunião avalia gestão do Hospital Ronaldo Gazolla

13/10/2016

Os gestores e demais profissionais do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla se reuniram na sede do Viva Rio, na última terça-feira (11), com o objetivo de refletir sobre a proposta de governança da unidade localizada em Acari, zona Norte do Rio.

A gestão da unidade é feita pela instituição, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desde dezembro de 2015. “O cenário da localidade é complexo. É preciso pensar e reinventar significados a cada dia. Para isso, é fundamental ouvir as expectativas e anseios de cada colaborador sobre o modelo de gestão que estamos construindo”, pontuou o diretor-executivo do Viva Rio, Rubem César Fernandes.

Plataforma de Estudos Ronaldo Gazola_Amaury Alves8479

Rubem César Fernandes: “É fundamental ouvir as expectativas e anseios de cada colaborador” | Foto: Amaury Alves

A apresentação foi conduzida por Elaine López, gestora de saúde do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla. Para ela, é essencial produzir vínculo no acolhimento a cada usuário. “Se olharmos para o modelo de gestão tradicional, utilizado em inúmeras unidades, percebemos que ele se limita ao cenário hospitalar, às quatro paredes. No diálogo que construímos, buscamos quebrar os paradigmas burocráticos e o usuário passa a ser o protagonista da nossa demanda de trabalho”, garantiu.

Plataforma de Estudos Ronaldo Gazola_Amaury Alves8424

Elaine apresentou o novo modelo de gestão onde o usuário é protagonista da demanda de trabalho | Foto: Amaury Alves

O novo modelo trouxe grande aprovação aos usuários do hospital e principalmente da maternidade Mariana Crioula, que antes apresentava um dos piores índices de rejeição do Rio de Janeiro. Hoje, a maternidade exibe grande satisfação das usuárias com os resultados já alcançados, a exemplo da redução da mortalidade materna. “Estamos construindo em equipe, priorizando a escuta qualificada. Sentimos orgulho em fazer parte deste processo”, festeja Antonio Braga, coordenador da maternidade.

Plataforma de Estudos Ronaldo Gazola_Amaury Alves8506

O coordenador da maternidade falou sobre a grande satisfação das usuárias com os resultados já obtidos | Foto: Amaury Alves

A integração do hospital com a rede de saúde local e a humanização do atendimento dos profissionais de saúde são os pontos principais da nova gestão. Atualmente, a unidade conta com o serviço de psicologia clínica, ações do voluntariado, ouvidoria atuante, além do centro de cirurgia-geral, da clínica médica, UTI de neonatologia (para recém-nascidos),do  ambulatório de especialidades como gastroenterologia, nefrologia e cardiologia e de uma ala destinada aos pacientes de saúde mental.

Plataforma de Estudos Ronaldo Gazola_Amaury Alves8534

O novo modelo de gestão prioriza a humanização do atendimento dos profissionais de saúde | Foto: Amaury Alves

(Texto: Vívian Guimarães | Fotos: Amaury Alves)

Postado em Notícias na tag .