Quer doar sangue? Conheça a campanha “Salvando Vidas, Gota a Gota” do Viva Rio

13/6/2018

Desde 2010 , o Viva Rio realiza a campanha Salvando Vidas, Gota a Gota. Organizada pela equipe do Voluntariado, a campanha tem como objetivo aumentar o estoque de sangue e hemoderivados nos hemocentros do Rio de Janeiro. No Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado neste 14 de junho, a Comunicação do Viva Rio conversou com o coordenador da campanha Jorge Alberto Gonçalves Dimitrescu para saber mais detalhes do projeto.

Voluntárias da campanha

Como funciona a campanha Salvando Vidas, Gota a Gota?
A campanha acontece durante todo o ano de modo intermitente e em parceria direta com o Voluntariado. A pessoa que quiser contribuir deverá agendar sua doação entrando em contato com a equipe do projeto através do e-mail progvoluntariado@vivario.org.br ou ligando para (21) 2555-3785. Pedimos que sejam montados grupos de no mínimo oito pessoas.

A equipe do Voluntariado Viva Rio agenda o transporte e fornece dia, horário, local e todas as informações necessárias sobre a coleta. Os doadores são levados até o hemocentro e depois da doação são deixados em seu local de trabalho.

Até 2016, a campanha tinha uma média de 300 doações por ano e contabilizava 6.300 vidas salvas. Esses dados permanecem os mesmos?
Esses números mudaram. Conseguimos elevar as doações em 2017 e terminamos o ano com 937 doadores e mais 2.811 vidas salvas. Cada bolsa de sangue pode salvar até 3 vidas. Em 2018 já chegamos a 237 doações.

A campanha tem alguma ação prevista para os próximos meses?
Quando a sede do Viva Rio era na Glória, o Hemorio nos visitava duas vezes por ano para recolher doações dos funcionários. Por questões de estrutura, eles não conseguem nos atender no Cantagalo. Por isso, estamos montando a “Semana do Doador de Sangue” no Viva Rio.

 

Os funcionários do Viva costumam doar sangue, há algum incentivo nesse sentido?
Sim. A organização promove uma política de reconhecimento e fornece certificado de doador voluntário. Por lei, o doador tem direito a uma folga no trabalho. O Viva oferece duas folgas extras, uma a cada doação, limitadas a três folgas anuais. Esses dias também podem ser usados em extensão de férias.

Para você, qual a importância da doação de sangue?
Doar sangue é um ato de solidariedade humana, que ajuda a salvar milhares de vidas todos os dias. Isso tem tudo a ver com a missão do nosso voluntariado: ajudar ao próximo.

Data homenageia médico

Instituída em 2014 pela Organização Mundial de Saúde, o Dia Mundial do Doador de Sangue marca o nascimento de Karl Landsteiner, médico e biólogo austríaco que descobriu o sistema de grupos sanguíneos ABO. Esse foi o primeiro passo para a realização de transfusões de sangue mais seguras.

Confira os requisitos básicos para doar sangue:

– Portar documento oficial de identidade com foto;

– Estar bem de saúde;

– Ter entre 16* e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

– Pesar no mínimo 50 kg

– Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação

*Jovens com 16 e 17 anos podem doar desde que apresentem a autorização dos pais e/ou responsáveis legais e o documento de identidade original desse responsável.  

Ainda tem dúvidas sobre doação de sangue? Consulte o site do Hemorio.

Postado em Notícias na tag , , .