Salvando Vidas, Gota a Gota sensibiliza quase 400 doadores de sangue em um ano

Ação de coleta de sangue na sede do Viva Rio

A campanha “Salvando Vidas, Gota a Gota” completou um ano no último Dia Nacional do Doador de Sangue, 25 de novembro, com mais de 380 doadores de sangue encaminhados aos oito hemocentros parceiros e mais de 1 mil e 200 profissionais de saúde capacitados para multiplicar o hábito da doação de sangue.

“O Voluntariado quer sensibilizar o carioca para doar sangue regularmente, e não apenas em situações de emergência. Doar sangue é fácil, rápido e não dói. É um gesto simples que pode salvar até três vidas”, disse Cibele Dias, coordenadora do Programa de Voluntariado do Viva Rio.

Para alcançar essa meta, a equipe do Voluntariado, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil da Cidade do Rio de Janeiro (SMSDC) e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), capacita agentes comunitários de saúde (ACS) sobre a demanda de sangue no Rio de Janeiro e as técnicas de sensibilização da população para a importância de doar sangue no mínimo três vezes ao ano.

A partir de então, os agentes incluem na sua rotina de visitas domiciliares a sensibilização dos moradores da comunidade e o agendamentos das doações. Feito o agendamento, o Voluntariado cadastra o doador, confirma as doações e agenda o transporte para buscar os voluntários.

Paralelamente, a campanha também realiza coletas externas e ajuda os hemocentros parceiros a manter o estoque de sangue. “Nós ajudamos a divulgar quando um banco de sangue precisa de doadores com urgência e muitas vezes conseguimos formar grupos de doadores para ir até o hemocentro, fazer a doação. Diversos funcionários do Viva Rio já atenderam aos nossos apelos de emergência”, contou Cibele.

Os hemocentros parceiros da campanha são: Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), Hemorio, Instituto Nacional de Cardiologia, Hospital Geral de Bonsucesso, Centro de Transfusão e Aférese, Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Hospital Cardoso Fontes e Hospital Central da Policia Militar.

Parceria: equipes do Voluntariado do Viva Rio e do Instituto de Cardiologia

O próximo passo da campanha será firmar parcerias com empresas e levar as coletas externas até as suas sedes, para facilitar as doações. “A campanha nasceu dentro do próprio Viva Rio, em ações internas de sensibilização, voltadas para as nossas equipes. Na fase atual, a campanha está se espalhando para as unidades de saúde do município. Em breve ela vai  crescer ainda mais e alcançar toda a cidade. Aguardem!”, disse Cibele.

Postado em Notícias na tag .