Profissionais do SAMU participam de capacitação promovida pelo Viva Rio

6/12/2018

Desde outubro de 2017, a Gestão de Educação Permanente do Viva Rio vem promovendo encontros mensais de capacitação para diversos tipos de profissionais. O último curso aconteceu no dia 24 de novembro, em Volta Redonda, com Telefonistas Auxiliares de Regulação Médica (TARM) e Operadores. O encontro teve a participação de 20 colaboradores.

Esses profissionais são fundamentais em todo o processo de socorro de urgência e emergência, porque quando a escuta é qualificada e específica para cada chamada 192, onde tempo é vida, é importante ter de cada profissional o melhor desempenho. O objetivo das aulas é integrar e atualizar o conteúdo de certificação obrigatória, cumprindo as normas do Ministério da Saúde no âmbito da Educação em Saúde do SUS.

Segundo Rosemary Thami, membro da Gestão Educacional de Saúde do Viva Rio, a integração entre o profissional da ponta e a regulação médica é de extrema importância para o atendimento. “O curso apresenta aspectos técnicos e de comunicação com relação à atuação do TARM e do Operador de Frota no atendimento do SAMU. Os encontros acontecem com diferentes profissionais que atuam no SAMU Médio Paraíba e as aulas são teóricas e práticas, com discussão de casos reais”, afirmou.

Rosemary durante a aula na última capacitação

A finalidade dessa capacitação é aperfeiçoar e melhorar os atendimentos de urgência e emergência. As aulas vão modernizar o atendimento, tornando-o mais avançado. O Viva Rio acredita que promovendo encontros como esses, permite a discussão de casos, trocas de experiências e novas sugestões para os profissionais. Além disso, a instituição tem o intuito de incentivar a busca dos profissionais por conhecimento, habilidades e novas técnicas.

Postado em Notícias na tag , .