Prefeito de Nagasaki fala de desarmamento no Viva Rio

Pol Heanna DHuyvetter, Relações Públicas da MFP (esq.), e Tomihisa Taue, vice-presidente da MFP (dir.), participaram do encontro

O prefeito de Nagasaki, no Japão, e vice-presidente da organização Mayors for Peace (Prefeitos pela Paz), Tomihisa Taue, participou nesta terça-feira de um encontro na sede do Viva Rio com especialistas em desarmamento das duas instituições.

Durante a visita, Tomihisa Taue conheceu o programa de desarmamento que o Viva Rio realiza em parceria com o Ministério da Justiça e obteve informações sobre a atividade da organização na promoção da cultura de paz. O Objetivo foi estreitar os laços entre as instituições.

Taue afirmou que existem pontos em comum nas iniciativas das organizações para a redução da violência armada. “Nós trabalhamos com o desarmamento nuclear e o Viva Rio com o desarmamento voluntário, mas mesmo com o tema diferente o objetivo de proteger a população é o mesmo”, disse o prefeito.

A rede Prefeitos da Paz busca a abolição das armas nucleares até o ano de 2020, ano em que se completa 75 anos depois do bombardeio nuclear que matou 74 mil pessoas. “O mais perigoso é o efeito colateral que o ataque causa ao ar, existem pessoas que sofrem até hoje por conta desse ataque”, informou Taue.

A principal atividade da rede Prefeitos pela Paz é lutar pelo desarmamento nuclear para que este ataque não se repita a nenhuma outra cidade no mundo. O Viva Rio, por sua vez, desenvolve atividades destinadas a reduzir a violência armada no Brasil. Participando ativamente da Campanha de Entrega Voluntária de Armas, a instituição recolheu quase 500 mil entre 2004 e 2005. Como resultado, o número de homicídios por arma de fogo no Brasil caiu 8%.

Com a ajuda do Viva Rio, países como Argentina, Venezuela, Paraguai, Chile, Uruguai e Colômbia, estão implantando a política de desarmamento civil em suas cidades. “Atualmente, o Brasil tem a legislação mais avançada no âmbito do desarmamento e serviu de inspiração para os demais países”, disse Antônio Rangel.

A primeira ação em conjunto das duas instituições aconteceu durante a Rio+20 quando um tanque coberto de pão foi levado para a comunidade do Santa Marta. A ação foi uma simbologia para mostrar como os recursos armamentícios poderiam ser utilizados no combate à fome e à extrema pobreza, na preservação do meio ambiente e na oferta de melhores condições sociais para as populações mais pobres do mundo.

A Rede Prefeitos pela Paz é uma organização não-governamental registrada no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, constituída por 5,4 mil cidades e regiões do Mundo.

Especialistas em desarmamento do Viva Rio falam sobre Campanha de Entrega Voluntária de Armas para Taue e comitiva da MFP

 

Postado em Notícias na tag .