Prazer em Conhecer apresenta campanha de Drogas

Durante o encontro, a campanha foi apresentada e o tema das drogas debatido

“Temos dificuldade de falar sobre drogas porque o tema ainda é um tabu”, afirmou Rubem César durante o primeiro encontro do projeto Prazer em Conhecer, uma espécie de bate-papo quinzenal com os funcionários do Viva Rio. Na conversa no salão Pablo e Ana, Rubem apresentou aos colaboradores a campanha “Lei de Drogas: é preciso mudar” e mostrou as peças publicitárias que integram a iniciativa.

A campanha, lançada no dia 9 de julho, pretende recolher um milhão de assinaturas para apoiar o projeto de lei que será apresentado ao Congresso Nacional e que propõe mudanças na legislação que regula a política de drogas no país.

Rubem César explicou que a campanha pretende mudar a atitude da sociedade em relação às drogas no país e a forma como os usuários de drogas são tratados dentro do sistema prisional.

O Viva Rio promoveu um concurso para escolha de uma agência de publicidade e propaganda que criasse uma campanha inovadora e clara sobre o tema. A proposta vencedora foi apresentada pela agência de propaganda X-Tudo Comunicação Completa, do Rio de Janeiro. “Curiosamente, o líder da agência, Marcelo Gorodicht, participou da primeira reunião que fizemos, em 1993, quando foi criado o nome do Viva Rio”, lembrou Rubem.

A campanha está na primeira etapa que é a de questionamento e tem o objetivo de provocar uma mudança de pensamento. A segunda fase será mais argumentativa pra gerar credibilidade. A terceira fase vai incentivar o engajamento da população. “Não tem um caminho correto, mas o que não podemos é continuar a enfrentar o usuário como criminoso”, provocou Rubem César.

A campanha, veiculada na televisão e jornais locais e nacionais, conta com a participação voluntária de atores, atrizes e defensores públicos.

O segundo encontro do Prazer em Conhecer abordou a estratégia de redução de danos aplicada no acolhimento de usuários e dependentes de drogas nas unidades de Saúde da Família operadas pelo Viva Rio.

No terceiro encontro foi lançada a Ouvidoria Viva Rio, com canais para os colaboradores se comunicarem com a diretoria da organização fazendo elogios, sugestões e críticas.

 

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