Plataforma “Muda aí” aposta na redução de danos

27/6/2016

Promoção da saúde através de hábitos saudáveis e escolhas inteligentes: essa é a campanha proposta pela plataforma online “Muda aí”, divulgada através de eventos organizados pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS, em parceria com a Superintendência de Saúde Mental e o Viva Rio durante a semana de 20 a 24 de junho de 2016, com o intuito de discutir a questão de álcool e drogas sob a ótica da redução de danos.

Em todos os dias da programação houve a divulgação do vídeo “Modere”, parte da plataforma da web que propõe a conscientização no consumo de álcool e outras drogas em prol de uma boa qualidade de vida.

Na quarta-feira (22), profissionais da saúde e os usuários de álcool e outras drogas se reuniram na Biblioteca Parque da Rocinha para assistirem ao filme “Despedida em Las Vegas”, baseado em fatos verídicos. No longa, o personagem principal, Ben, vivido por Nicolas Cage, se muda para Las Vegas com a intenção de beber até morrer, após perder a esposa e o emprego devido ao seu alcoolismo. Após a exibição do filme, houve uma roda de conversa ministrada pela psiquiatra Joana Thiesen, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que atua no Centro Municipal de Saúde Dr. Alberto Sabin e na Clínica da Família Pavão-Pavãozinho Cantagalo.

O paciente Roberto*, da Clínica da Família Maria do Socorro, disse que já passou por alguns momentos vividos por Ben, como diversos tombos, constantes esquecimentos e momentos de desorientação ligados à intoxicação alcoólica no organismo. Além disso, Roberto, assim como o personagem, perdeu o emprego e sofreu preconceito das pessoas ao redor, por ser alcoólatra. Hoje, em tratamento na Clínica, ele afirma estar muito melhor e conseguiu reduzir bastante o consumo de bebidas alcoólicas.

“O ponto importante do tratamento é o suporte dos amigos e dos profissionais, que formam uma equipe de apoio ao paciente, oferecendo companhia durante o processo Além de dar atenção, eles permitem a troca de experiências”, informou Carmen Lúcia Feitosa, articuladora de Saúde Mental da Cap 2.1.

Dentro do quadro de cuidados aos usuários de drogas, o território da Rocinha é diferenciado, por haver uma integração entre os serviços, que formam uma rede de proteção através de quatro unidades: Clínica da Família Rinaldo Delamare, Clínica da Família Maria do Socorro, CAPS Maria do Socorro e CMS Albert Sabin.

IMG_5830 (1)

A médica Joana Thiesen aposta no cuidado intensivo ao paciente | Foto: Amaury Alves

A médica Joana Thiesen destacou que, por haver grupos de apoio funcionando na Rocinha quase todos os dias da semana, é possível montar um esquema adequado para cada paciente ser cuidado intensivamente. Em cada uma dessas unidades funciona um grupo de redução de danos que compartilha o histórico e realiza o acompanhamento desse paciente.“Nós não cobramos a abstinência dos usuários, mas o consumo consciente, reduzido, que  não leve prejuízos à vida da pessoa”, informa a psiquiatra.

IMG_5848

Devaldo Mendes de Oliveira é agente redutor de danos na Rocinha |Foto: Amaury Alves

Devaldo Mendes de Oliveira é agente redutor de danos que atua nas quatro unidades de saúde da Rocinha. Nascido e criado no território, o colaborador conhece bastante os moradores. Quando Devaldo encontra casos que necessitam de atenção na comunidade os encaminha à equipe de saúde, que traça um programa de atividades para cada um deles, oferecendo também assistência à família, incluída no tratamento. “O objetivo dos grupos oferecidos pelas unidades de saúde é orientar e educar essas pessoas”, comenta Devaldo.

Outro agente redutor de danos presente ao evento foi Dirceu Alves, que atua no CMS João Barros Barreto, CMS Chapéu Mangueira – Babilônia e Clínica da Família Cantagalo Pavão Pavãozinho. “Trabalho em Copacabana, onde é maior a quantidade de moradores em situação de rua. Como agente redutor de danos, meu trabalho consiste, sobretudo, em trazer a equipe da saúde da família ao usuário, fazer o elo. O foco do tratamento é levar qualidade de vida para o usuário”, afirmou o agente.

IMG_5809

O filme mostrou os problemas do consumo excessivo de álcool | Foto: Amaury Alves

Cléo Moraes, especialista no cuidado ao usuário de álcool e drogas, lembra que  o Núcleo de Drogas e Saúde Mental do Viva Rio, do qual é membro, através de parceria com a Coordenadoria Geral de Atenção Primária- CAP 2.1, oferece capacitação permanente aos redutores de danos com a sistematização das ações e articulações com outros atores da rede. “O objetivo é que os redutores de danos tornem-se multiplicadores em suas unidades de atuação, envolvendo e motivando os demais profissionais no cuidado integral aos pacientes usuários de álcool e outras drogas”, complementa o especialista.

Cléo também considerou o evento na Biblioteca Parque como “um momento ímpar, onde pela primeira vez aconteceu um encontro com os moderadores dos quatro grupos de redução de danos que existem na Rocinha, além dos próprios pacientes que compareceram”. Ao todo, cerca de 40 pessoas participaram do evento de quarta-feira.

IMG_5904

Profissionais da saúde se reuniram na Biblioteca Parque da Rocinha. | Foto: Amaury Alves

Além da Biblioteca Parque da Rocinha, houve a divulgação da Campanha “Muda aí”   no Centro de Atenção Psicosocial – CAPS Franco Basaglia, no Catete e no Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto – CMS, em Copacabana, na segunda e terça-feira (20 e 21),  respectivamente, com esclarecimentos sobre o tema de álcool, cigarro e outras drogas, sob a lógica de promoção da saúde e redução de danos. Nestes encontros, foram passadas orientações sobre o consumo consciente de drogas e hábitos saudáveis, como a importância de uma hidratação e alimentação adequadas, a fim de melhorar a qualidade de vida de quem consome.

Ao fim da semana de conscientização, foi articulado entre os profissionais e funcionários das unidades de saúde um evento fixo em todas as últimas quartas-feiras do mês, onde haja a troca das experiências e atividades lúdicas com os pacientes.

(Texto: Deborah Athila| Fotos: Amaury Alves)

* Os nome é fictício para preservar a identidade do usuário.

Postado em Notícias na tag .