Pérolas Negras enfrentam Seleção Brasileira das Favelas em amistoso

A equipe da Academia de Futebol Pérolas Negras, do Haiti, vai enfrentar a Seleção Brasileira das Favelas em amistoso marcado para este sábado, 8 de fevereiro, às 9h30, no Estádio Aniceto Moscoso, em Madureira.

Os jovens haitianos  acumulam oito vitórias e três empates nos 11 jogos que disputaram no Brasil. Chegaram como novatos à ABS Cup, que reúne as principais equipes do interior de Minas Gerais, e terminaram em primeiro lugar no torneio.

Vitor Madeira_Viva Rio (3)

Jovens da Academia de Futebol Pérolas Negras acumulam oito vitórias em 11 jogos no Brasil

Rubem César Fernandes, diretor executivo do Viva Rio, fala sobre a campanha dos Pérolas Negras no Brasil

A equipe sub-17 da Academia de Futebol Pérolas Negras, criada pelo Viva Rio no Haiti, mostra um futebol bonito e vencedor. Em duas semanas de excursão no Brasil, soma oito vitórias e três empates, 19 gols marcados e 4 sofridos.

A Academia Pérolas Negras começou a ser construída ainda antes do terremoto que arrasou o país em Janeiro de 2010. Refeita da tragédia, terminou as obras e começou os trabalhos em Agosto de 2011, sob a gestão do Viva Rio e a orientação técnica de equipe liderada por Rafael Novaes, todos formados na Universidade de Viçosa, em Minas Gerais. A Academia trabalha com as categorias sub-12, sub-15 e sub-17, masculino e feminino, oferecendo o que há de melhor em formação de base: hospedagem para 70 atletas, educação fundamental e secundária, musculação, fisioterapia, nutricionista, treinos diários cedo de manhã e à tardinha, pois o sol no Haiti é de rachar. A missão da Academia Pérolas Negras é mostrar ao mundo o talento e a competência de que os haitianos são capazes. A meta é formar atletas de nível internacional que sejam reconhecidos pelos profissionais do futebol.

Com dois anos de funcionamento, a Academia já tem o que mostrar. Além do futebol bonito, no melhor estilo brasileiro-haitiano, em 2013 Pérolas Negras foi campeã do Haiti na categoria sub-15 e vice-campeã mundial na Copa da Noruega sub-16. Vem agora testar seu futebol no Brasil com uma equipe sub-17. Começou com vitória num campeonato em Minas Gerais e segue no Rio de Janeiro até 10 de Fevereiro, com vários jogos amistosos. Joga contra a Seleção Nacional de Favelas, organizada pela CUFA, no dia 8 de Fevereiro, em jogo televisionado pela Sportv e retransmitido pela Televisão Nacional do Haiti. Fecha a excursão no dia 9 de fevereiro, num encontro com os juniores do Botafogo em General Severiano.

Postado em Notícias na tag .