Colegiado da Paz chega ao Alemão

O Complexo do Alemão tem amargado duros golpes por conta do aumento dos conflitos na região, que impossibilitam a harmonia, o acesso à saúde e educação e à qualidade de vida. Para discutir essas questões, o Viva Rio promoveu na última quinta-feira (10), na Clinica da Família Zilda Arns, o Colegiado da Paz, que reuniu moradores do Alemão, Nilópolis, Chapadão, Bangu, São Gonçalo, Ilha do Governador e Botafogo. O evento foi marcado durante o mês do Dia Internacional da Paz, o 21 de setembro, uma das datas mais representativas da luta pela não violência.

Enfermeira da unidade de saúde, Lena Claudia Stein afirmou que o encontro mostrou à população que sempre é possível melhorar a realidade, por pior que ela pareça. “Passamos por momentos difíceis e temos de buscar forças para superá-los. Muitas vezes ficamos presos em conflitos, sem conseguir sair. É difícil olhar para o lado positivo das coisas, mas temos que tentar”, argumentou.

IMG_0247

Lena Claudia Stein: é sempre possível melhorar a realidade | Foto: Tamiris Barcellos

Para exemplificar como essa tal “felicidade” poderia ser difundida, a profissional de saúde produziu um vídeo que retrata meios de viver melhor com base no sucesso Happy, de Pharrell Williams. “Temos que ser felizes mesmo com a dor”, completou Lena Stein.

Clique aqui e assista ao vídeo produzido pela unidade de saúde

Dor essa colocada em pauta no mural montado pela unidade sob o questionamento: “Quando você se sente em paz?”. As contribuições dos presentes passavam pela família, dinheiro, saúde, redução da violência e letalidade dos jovens, além da certeza do dever cumprido, a solidariedade, o amor, a segurança e a integração social. De acordo com a vice-diretora do Viva Rio, Carolina Caçador, a iniciativa aproxima os moradores da unidade. “É gratificante ter um momento em que os profissionais de saúde dialoguem com a comunidade local”, observou.

IMG_0300

Ana Laura Pereira (à esquerda) dialoga com os usuários | Foto: Tamiris Barcellos

O diálogo levantou questões como a demora na marcação de exames. A gerente da unidade, Ana Laura Pereira, informou que esse problema será resolvido com um sistema de acompanhamento das etapas do processo. “A proposta foi apresentada na Conferência Municipal de Saúde (julho de 2015), mas ainda será avaliada nas conferências estaduais e nacionais, e será organizada a fila de espera”.

Usuário da C.F. Zilda Arns, João Ferreira afirmou que não pode se queixar do atendimento na unidade. “Sempre fui bem atendido e sempre que tive de esperar pela marcação dos exames, os profissionais conversaram comigo e me explicavam os motivos. Acho que tudo é a forma como nos relacionamos com o outro, o que não podemos é chegar na grosseira para conseguir o que queremos”, sustentou.

IMG_0354

João Ferreira elogia o atendimento na unidade | Foto: Tamiris Barcellos

Ações que buscam a instauração da paz em zonas de conflito estão no cerne da criação do Viva Rio desde 1993, após os traumáticos episódios das chacinas da Candelária e de Vigário Geral, que em 2015 completaram 22 anos. Desde então, a batalha por dias melhores sem violência tem norteado a instituição, que há 11 anos também trabalha com a mediação de conflitos no Haiti.

O Colegiado da Paz dá continuidade ao Colegiado Gestor, composto por profissionais da saúde da família e representantes da comunidade local, que garantem o compartilhamento do poder, a análise, a decisão e a avaliação das ações.

Sobre a data

A escolha de um dia dedicado à paz aconteceu em 1981. A data propõe aos combatentes em todo o mundo que busquem soluções pacíficas para os conflitos. Este ano, o tema da cerimônia é “Direito das Pessoas à Paz”, para marcar o 30º aniversário da Assembleia Geral da Declaração dos Direitos das Pessoas à Paz.

IMG_0507

Profissionais, usuários do SUS e colaboradores do Viva Rio reunidos | Foto: Tamiris Barcellos

Em nota, as Nações Unidas esclareceram que a data gera a oportunidade de reafirmar o compromisso com os propósitos e princípios sobre os quais a organização foi fundada. “A Declaração do Direito das Pessoas à Paz reconhece que a promoção da paz é vital para o pleno desfrute dos direitos humanos”.

A Assembleia Geral consagrou o Dia Internacional da Paz ao fortalecimento dos ideais de paz, no seio das nações e entre os povos das várias nações.

(Texto: Flávia Ferreira | Foto: Tamiris Barcellos)

Postado em Notícias na tag .