Padawans, equipe da Estação Futuro e FAETEC, chega à semifinal do Hacking Rio

3/8/2018

A equipe Padawans, formada por alunos da Estação Futuro e da FAETEC, chegou à semifinal do Hacking Rio. A competição, também conhecida como hackaton, foi realizada nos dias 27, 28 e 29 de julho e reuniu mais de 1.200 hackers, investidores e especialistas em tecnologia e inovação focados em criar soluções de alto impacto para os desafios da cidade do Rio de Janeiro.

“Atualmente, os hackathons são as melhores ferramentas para o desenvolvimento de soluções para problemas sociais, pois juntam conhecimento técnico, como programação, desenvolvimento de aplicativos, design, e business”, explica Eduardo Figueiredo, técnico em Educação e Tecnologia da Estação Futuro. Ele era um dos Padawans e a referência ao aprendiz Jedi de Star Wars não foi à toa.

Padawans apresentam o Smart Favela para o júri técnico do Hacking Rio

“Fui para o Hacking Rio para observar, conhecer e quem sabe ajudar. Chegando lá encontrei os três jovens alunos do Curso Técnico de Rede e Suporte. Eles também participam das atividades da Estação Futuro do Favela Hub e foram ao evento com a ajuda do Viva Rio e Sebrae. Decidimos ficar juntos, com o objetivo de aprender. Com o incentivo do júri técnico e dos mentores do evento começamos a construir nossa solução”, contou.

A equipe desenvolveu o projeto Smart Favela na categoria Energia, Óleo e Gás, buscando resolver a seguinte questão: Como levar energia limpa para comunidade e, ao mesmo tempo, ser um negócio sustentável? Baseados nisso, os Padawans propuseram o compartilhamento da energia produzida por painéis solares instalados em comunidades.

A norma que regula esse tipo de serviço afirma que a sobra de energia produzida deve ser dispersada na rede pública. Daí a ideia de distribuir essa sobra para as pessoas que não teriam condições de arcar com a instalação de um painel solar. O Smart Favela seria responsável por controlar a produção e o consumo de energia das microusinas fotovoltaicas e distribuí-la através de uma rede simples para até dez casas. Com a ideia, os Padawans chegaram até a semifinal do hackaton, mesmo sem programadores e desenvolvedores na equipe.

A parceria entre a Estação Futuro e FAETEC existe há um ano e nos últimos dois meses têm oferecido uma série de workshops para os alunos.

Postado em Notícias na tag , , , .