ORGANIZAÇÃO SOCIAL DE SAÚDE

Em 2009 o Viva Rio completou 16 anos e decidiu que estava pronto para fazer mais. Motivados pelo desejo de inclusão e justiça social, enxergamos na área de saúde a oportunidade de contribuir para um serviço público de qualidade em comunidades pobres e violentas. Passamos a disputar licitações e em seguida a compartilhar a gestão de unidades públicas de saúde com prefeituras e governos estaduais.

A porta de entrada para virarmos prestadores de serviço foi o programa de Saúde da Família da Prefeitura do Rio de Janeiro. O Viva Rio já tinha uma ampla pesquisa na área e apoiou a implementação das Clínicas da Família, unidades de saúde preventiva fundamentais para o avanço da atenção básica na cidade. Decidimos nos qualificar oficialmente como uma Organização Social de saúde e ao longo dos anos ganhamos o direito de administrar 75 clínicas, mantendo o caráter não-lucrativo e a luta por direitos fundamentais da população.

Hoje cuidamos de 85 equipamentos públicos entre hospitais, emergências e unidades de prevenção, com o apoio de mais de 7,5 mil profissionais contratados. Desde 2010, mais de 17 milhões de pessoas foram atendidas. O Viva Rio é responsável por processos de seleção de pessoas, fornecimento de materiais, manutenção de equipamentos, reformas estruturais, informatização, transporte sanitário, educação permanente e apoio técnico. Os excedentes financeiros são aplicados no desenvolvimento das próprias atividades.

O contexto mudou e o Viva Rio mudou junto, mas sem nunca perder a identidade. Os valores e as competências acumuladas nos permitem prestar serviços essenciais em locais vulneráveis. É um trabalho que fazemos com paixão, eficiência e a missão de estabelecer novos e melhores procedimentos na saúde pública brasileira.

 

Postado em Timeline na tag , , , .