Voluntariado norteia trabalho da ONU até 2030

“Resolver os problemas do mundo não é só responsabilidade do governo, mas de todos nós. Do contrário, o futuro não será muito promissor”. A fala da associada do Programa de Voluntários da Organização das Nações Unidas (ONU), Mônica Villarindo, durante a Semana do Voluntariado do Viva Rio, nesta terça-feira (01), concluiu qual a expectativa do órgão para a cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs).

Vitor Madeira_Viva Rio (2)

Para Mônica, a participação popular é fundamental para o sucesso dos ODSs | Foto: Vitor Madeira

A nova agenda de desenvolvimento abrange os campos social, ambiental e econômico e está dividida em cinco áreas, também chamadas de “5 Ps”: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria. No processo de concepção, os líderes políticos perceberam que a participação popular ajudaria na difusão dos ODSs. 8,5 milhões de pessoas opinaram através da plataforma My World 2015 (Meu Mundo – em português) sobre que mudanças seriam as mais importantes e como deveriam ser implementadas.

De acordo com Mônica Villarindo, o ano de 2015 marca o período da ação. “O movimento será conduzido por meio de mobilizações públicas em massa, que comunicarão ao mundo esse momento crítico da história. Toda pessoa, comunidade, empresa, organização e governo podem desempenhar um papel. Além disso, todos nós da sociedade civil temos um papel essencial para desempenhar ao manter os líderes comprometidos com suas responsabilidades”.

Tamiris Barcellos (14)

Cibele Dias afirma que o Viva Rio acredita na força da mobilização popular | Foto: Tamiris Barcellos

O Viva Rio é uma das principais instituições que atuam com desenvolvimento de campanhas de conscientização e mobilização social, recebendo doações e prestando suporte a empresas que desejam envolver seus funcionários em ações de solidariedade. Coordenadora do Programa de Voluntariado do Viva Rio, Cibele Dias afirma que a instituição acredita na força da mobilização popular para promover a cultura de paz e a inclusão social. “Acreditamos na contribuição que cada um de nós pode dar para a promoção de uma sociedade mais justa. Esse é o sentimento que move o Voluntariado e contamos com a contribuição de todos para multiplicá-lo”.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, também conhecidos como Objetivos Globais, serão formalmente adotados e entrarão em vigor após a “Cúpula Pós-2015”, que será realizada no dia 25 deste mês, em Nova York. Eles foram construídos tendo como base o sucesso das Metas do Milênio das Nações Unidas, instituídas no ano 2000 com foco na redução da pobreza e na melhoria dos indicadores em várias áreas.

obs

No total, são 17 objetivos e 169 metas sobre questões de desenvolvimento sustentável que alavancarão avanços sociais, econômicos e ambientais até 2030. Um dos objetivos se refere aos meios de implementação e financiamento da sustentabilidade. Já os outros 16 objetivos são temáticos e procuram aumentar a ambição das Metas do Milênio, promover a sustentabilidade econômica e a sustentabilidade ambiental. Tudo isso aliado às sociedades pacíficas e inclusivas. Um novo aspecto abordado por essas metas é a universalização dos ODS, valendo tanto para os países em desenvolvimento quanto para os países industrializados.

Voluntária Jovem das Nações Unidas, Michelle Elsaesser afirmou que alguns dos objetivos estipulados pelo órgão foram atingidos, mas que não isto foi o suficiente. “O Brasil já atingiu a meta internacional da erradicação de fome e miséria, mas muitos países da África não alcançaram nenhum objetivo, então os líderes concordaram, durante a Conferência Rio+20 (realizada em 2012 no Rio de Janeiro), que são necessárias metas de desenvolvimento mais sustentáveis, que considerem as necessidades das gerações atuais sem comprometer as capacidades das futuras gerações”.

Vitor Madeira_Viva Rio (3)

“O Brasil já atingiu a meta da erradicação de fome e miséria”, Michelle | Foto: Vitor Madeira

Semana do Voluntariado
Este foi um dos eventos que integraram a Semana do Voluntariado do Viva Rio, que encerrará nesta sexta-feira (04) com a Ação Viva Rio Solidário com a participação de expositores de roupas e artesanato diverso e com apresentações artísticas e esportivas. Também haverá cadastro de Pessoas com Deficiência (PcD) e Jovem Aprendiz para banco de currículos. O encontro é uma oportunidade de homenagear Betinho, um dos maiores ativistas brasileiros a dedicar grande parte de sua vida à defesa dos direitos do cidadão e à luta por uma sociedade justa.

Clique aqui para ler a reportagem especial sobre a vida de Betinho

O diretor executivo do Viva Rio, Rubem César Fernandes, afirmou que Betinho foi incansável e era incontrolável em sua busca por um mundo melhor. “Ele era um cara bem humorado, sedutor e uma referência de luta pela cidadania. A indignação com a violência e desigualdade fez dele um personagem com o qual as pessoas se identificaram”.

Betinho acreditava que só a participação popular é capaz de mudar o país | Foto: arquivo

Betinho acreditava que só a participação popular é capaz de mudar o país | Foto: arquivo

Além de ‘lutador’, Betinho tinha o poder da retórica. Um de seus mais famosos discursos tinha como base a fábula do beija-flor, conhecida até hoje como uma exemplificação do trabalho voluntário. A versão contada por ele era assim: Houve um incêndio na floresta e enquanto todos os bichos corriam apavorados, um pequeno beija-flor ia do rio para o incêndio levando gotinhas de água em seu bico. O leão, vendo aquilo, perguntou para o beija-flor: ‘Ô, beija-flor, você acha que vai conseguir apagar esse incêndio sozinho?’, e o beija-flor respondeu: ‘Eu não sei se vou conseguir, mas estou fazendo a minha parte’.

Para Mônica Villarindo, o sucesso dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável agenda vai depender do poder de inspirar e mobilizar agentes essenciais, novos parceiros, governantes e cidadãos de todo o mundo. “O problema não é dos outros, é de todos nós, por isso o trabalho voluntário é importante”.

(Texto: Flávia Ferreira | Fotos de Vitor Madeira e Tamiris Barcellos)

Postado em Notícias na tag .