Omega turbina espaço para Jovem Aprendiz

“Este é o ano da Educação no Viva Rio. Vamos investir pesado em vocês”,  anunciou o coordenador de Educação do Viva Rio, Francisco  Barreto, aos jovens presentes no lançamento do Centro Jovem Aprendiz, hoje (9), no Viva Rio. Esta foi a quarta ação social a receber o apoio da Omega no Rio, todas no âmbito educacional. O Centro Jovem Aprendiz ganhou mobiliário, TV, ar condicionado e computadores novos.

Sala equipada

O novo mobiliário do Projeto Jovem Aprendiz | Foto: Tamiris Barcellos

A empresa suíça fabricante dos relógios mais precisos do mundo optou por não instalar seu tradicional relógio e aderiu a uma cronometragem original para os Jogos Olímpicos Rio 2016 que vai deixar um legado para a cidade, focado no desenvolvimento e na formação das crianças e jovens brasileiros. As três primeiras ações foram destinadas à faixa etária dos zero aos cinco anos.

Cerca de 40 jovens que integram o Programa Jovem Aprendiz do Viva Rio participaram da abertura. O gerente-geral da Omega no Brasil, Rodrigo Ortiz, e  o gerente da boutique Omega do Leblon, Giuliano Ricci, realizaram um bate-papo informal, contando um pouco de suas trajetórias de sucesso e falando sobre os desafios para o jovem que está iniciando uma trajetória profissional hoje.

Rodrigo Ortiz

Rodrigo Ortiz (à esquerda) e Guiliano Ricci, executivos da Omega | Foto: Tamiris Barcellos

Estudo, prática e experiência

A narrativa das trajetórias dos executivos da Omega despertaram curiosidade e questionamentos. Rodrigo Ortiz, cujo primeiro emprego foi na empresa familiar, disse que teve sorte. “Ali aprendi a ter uma visão geral da empresa e tive meu pai como tutor, alguém que me orientou. Mas em todas as empresas existem pessoas que têm interesse em ajudar a quem tem interesse”, disse ele. A trajetória do gerente da boutique Omega do Leblon chamou a atenção dos jovens. Nascido e criado no subúrbio do Rio, Ricci também começou a trabalhar ajudando em um pequeno negócio do tio – a produção e a venda porta a porta de placas de alumínio para o comércio do bairro onde morava. “É importante aprender tudo o que a empresa faz, conhecer o negócio.  Trabalhar com o que se gosta é fundamental. E aprender a lidar de forma criativa com as crises. É nas crises que as oportunidades aparecem”.

Francisco Barreto destacou a importância de se ter um olhar empreendedor, ressaltando que hoje o mercado de trabalho requer novas habilidades de quem está chegando. Já Ortiz lembrou que ninguém até hoje conseguiu empreender sem a união de estudo, trabalho e experiência, e afirmou que o planejamento deve vir antes mesmo de decisões sobre o investimento do capital.

Chicao

Francisco Barreto anunciou como prioridade do Viva Rio a educação| Foto: Tamiris Barcellos

O Programa Jovem Aprendiz é baseado em uma Lei Federal (Nº 10.097/2000) que diz que entre 5% e 15% do total da mão-de-obra ou dos funcionários de empresas de grande e médio porte deve ser de jovens trabalhadores (de 14 a 24 anos).O Viva Rio é um dos principais provedores do programa, e seu trabalho engloba desde o cadastramento dos estudantes até a supervisão durante a experiência profissional.

É o caso de jovens como Thais Neves, 19, e Taynara Santos, 17, que estão trabalhando como jovens aprendizes na Sodexo. Thais queria saber como fazer para empreender trabalhando em uma área que não é a que pretende atuar depois de formada. Estou na área de segurança do trabalho, mas quero ser arquiteta. “O Rodrigo me alertou que eu devo ter muita paciência. Se eu tenho um foco, não consigo pensar em mais nada a não se atingi-lo. E às vezes me esqueço que ainda tenho que aprender muitas coisas”, disse ela.

Thais e Taynara

Thais Neves e Taynara Santos, do Programa Jovem Aprendiz do Viva Rio | Foto: Tamiris Barcellos

Para cada imagem de coração postado nas redes sociais, a Omega investe mais US$ 0,18 (dezoito centavos de dólar) em um projeto social.

(Texto Sol Mendonça. Fotos: Tamiris Barcellos)

Postado em Notícias na tag .