Novos horizontes no Haiti

4/12/2017

O Viva Rio está no Haiti há 13 anos e agora reforça a presença no país caribenho através de uma nova parceria com o governo do Canadá. No último dia 29 de novembro lançamos junto à polícia nacional do Haiti o projeto Blue, Red and Green, que busca gerar paz e inclusão social promovendo a aproximação da população com as forças de segurança.

Viva Rio no Haiti

O programa utiliza como base a expertise do Viva Rio em mediação de conflitos em lugares que sofrem com a violência no Haiti e no Brasil. Na cidade de Porto Príncipe, uma equipe de líderes locais, todos com experiência nos programas do Viva Rio de policiamento comunitário e redução da violência, já atua conectando os moradores com a polícia.  

O projeto Blue, Red and Green é financiado pelo governo do Canadá e seu primeiro objetivo é engajar comunidades de áreas pobres e violentas nas ações e decisões das forças policiais. Policiais também recebem treinamento para receber os moradores da melhor maneira possível para que se abra um diálogo positivo.

Na sede do programa, em Porto Príncipe, temos uma unidade que promove a igualdade de gênero com cursos e palestras, oferecemos ações educativas, esportivas e culturais e já fizemos treinamentos em segurança pública para líderes comunitários e professores. Esses eventos e atividades também contribuem para combater a estigmatização de jovens que vivem em locais pobres e violentos.

Postado em Notícias na tag , , , .