Novo curso do Viva Favela forma 178 correspondentes

O Viva Favela, projeto do Viva Rio que retrata o universo das favelas e periferias urbanas, comemora este mês o primeiro ano de aplicação do novo Programa de Formação de Correspondentes Multimídia (PFCCM). Nesse período, 178 jovens foram capacitados para a produção de conteúdo em texto, foto e vídeo. Ao longo dos meses, os números revelaram crescente busca desses jovens por instrumentos que permitam publicar de maneira mais clara e eficaz informação gerada no universo em que vivem.

oficina viva favela [ (1)

Agente comunitário de saúde fotografa o bairro onde vive para oficina de fotografia do PFCCM

A versão atual do Programa, nessa primeira etapa oferecido em cerca de 25 comunidades do Rio de Janeiro e cidades vizinhas, contempla em relação ao anterior mudanças que pretenderam torná-lo mais jornalístico, mais dinâmico e mais eficiente para a nova demanda da plataforma digital por velocidade. Os principais tópicos abordados nas aulassão: técnicas de jornalismo escrito, fotografia, vídeo, presença e uso das redes sociais, e direitos humanos.

No conjunto, são nove módulos que somam 36 horas de aula e o curso é gratuito. Em princípio, o público-alvo está situado entre 15 e 29 anos, mas outros grupos – importantes para os territórios – também são incentivados a cursar.

O Viva Favela foi criado em 2001 com o objetivo deatender à busca dos moradores de favelas e periferias urbanas por um meio de comunicação capaz de relatar a vida nesse universo, a partir de um ponto de vista local. Desde então, o portal tem promovido a capacitação de moradores na elaboração de notícias e fornecimento de informações que são publicadas no site www.vivafavela.com.br.

Correspondentes permanentes ou colaboradores esporádicos, os alunos tanto produzem reportagens, que são remuneradas, quanto publicam textos, fotos ou vídeos em seus blogs pessoaishospedados no portal. É com esse conjunto de retratos oferecidos pelos colaboradores que a Redação do Viva Favela tem revelado aos leitores o que ocorre nesses territórios.

(Texto: Francili Costa e Debora Pio/ Foto: Walter Mesquita)

Postado em Notícias na tag .