MUTIRÕES DE ACESSIBILIDADE: VIVA RIO + BIOMOB

Mutirões de acessibilidade reúnem voluntários no Rio de Janeiro: Bairros Vila Isabel, Centro e Campo Grande foram contemplados

30/8/2019

Sabemos que ainda hoje, em nossa sociedade, pessoas com diversidade funcional enfrentam inúmeros problemas com a falta de acessibilidade em locais públicos e privados. Diante disso, nos dias 27, 28 e 29 de agosto, voluntários do Viva Rio participaram de “Mutirões de Acessibilização” – frutos da Campanha Brasil Acessível, com objetivo de promover a conscientização de comerciantes sobre a importância da acessibilidade para nossa cidade.

A ação é uma parceria entre o Viva Rio Eficiente, projeto responsável por promover inclusão social de pessoas com deficiência, Voluntariado Viva Rio que conecta voluntários à projetos e ações sociais e a empresa Biomob – Soluções Inovadoras para Acessibilidade.

 

 

 

Com o patrocínio do Instituto Nissan e apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia do Rio de Janeiro, os mutirões aconteceram nos Centros de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD).

No primeiro dia de ação, realizada no CRPD de Vila Isabel, o grupo de voluntários foi recebido pela coordenadora Luciane Frazão, que forneceu todo suporte necessário para que o mutirão fosse um sucesso.

Já no dia 27 de agosto, os voluntários foram recepcionados atenciosamente pelo coordenador Rogério Soares, do CRPD do Centro, anexo ao Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAD). Por fim, estivemos com a coordenadora Patrícia Ramos, responsável pelo CRPD de Campo Grande, que garantiu a viabilidade da ação.

Esses mutirões são fundamentais para sensibilizar os participantes sobre questões relativas à acessibilidade e mobilidade, além avaliar lojas, bares, farmácias, restaurantes e outros estabelecimentos identificando os espaços adaptados para consumidores com deficiência e orientar os estabelecimentos não adaptados sobre as necessidades.

Após um treinamento sobre a importância da acessibilidade em nosso dia a dia e sobre a usabilidade do aplicativo BIOMOB, os voluntários foram às ruas, distribuíram cartilhas informativas, identificaram e mapearam na palma da mão, através do aplicativo BIOMOB, pontos comerciais que oferecem acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Nos três dias de ação, contamos com o total de 35 voluntários engajados com a causa da acessibilidade e, de acordo com o responsável pelo aplicativo, Valmir Souza, através desses mutirões foram registrados 26 novos usuários do BIOMOB, e além disso, 64 estabelecimentos foram visitados, 22 selos de certificação foram entregues para estabelecimentos acessíveis e, 43 cartilhas entregues com orientações para estabelecimentos ainda não acessíveis sobre a importância do tema e as adaptações necessárias previstas por lei.

 

 

Já foram agendados os próximos mutirões para setembro:

10/09 – CRPD São Conrado;

11/09 – CRPD Irajá;

12/09 – CRPD Santa Cruz.

Postado em Notícias.