Mototaxi Saint Roman, do Pavão-Pavãozinho, é uma das empresas residentes do Favela Hub

Coworking do Favela Hub reúne empreendedores de diversas áreas com o objetivo de potencializar negócios de impacto social

8/11/2018

Nascido e criado na favela do Pavão-Pavãozinho, Thiago Moreira é um dos fundadores da Associação de Mototaxi Saint Roman. Há 12 anos na região, a Associação reúne cerca de 50 mototaxistas e é uma das empresas residentes do coworking do Favela Hub. Com o apoio e consultoria do polo de inovação social do Viva Rio, o negócio vem se expandindo.

“Há cerca de quatro anos começamos o processo de legalização do ponto de mototaxi, daí veio a necessidade de montar essa cooperativa. Éramos cinco motoqueiros, hoje somos 45, quase 50”, conta Thiago. Em busca de parcerias, a Associação ouviu falar do Favela Hub como “o grupo dentro da comunidade que ajudava os pequenos e microempresários”. Por meio de Key Tetra, um dos parceiros do projeto, Thiago e os demais associados conheceram o Favela Hub e resolveram que ali seria a sede do negócio.

Thiago Moreira, da Associação de Mototaxi Saint Roman

Thiago conta que três motivos contribuíram para a escolha: estrutura, consultoria e preço acessível. “Não tínhamos noção de como seria o processo de legalização. Os profissionais do Favela Hub têm nos ajudado a saber quem procurar, a qual órgão recorrer. Achamos interessante o valor também, porque alugar uma sala lá embaixo (Ipanema) é bem caro e a gente queria fazer uma coisa bacana, ter uma sede pra mostrar pra comunidade que nós estamos tentando evoluir”, destaca.

A Associação tem crescido e se profissionalizado com o apoio das consultorias, rede de parceiros e workshops promovidos pelo Favela Hub. Recentemente, os mototaxistas firmaram uma parceria com Gabby Wallace, professora de inglês e dona do canal Go Natural English, um dos negócios incubados pela abeLLha no Favela Hub. De acordo com Thiago, as aulas de inglês deixarão os mototaxistas mais confiantes para se comunicar com turistas estrangeiros e ampliar os serviços oferecidos pela empresa.

Animado, ele avisa que a Associação terá um site em breve, também fruto da rede de empreendedores sociais do Favela Hub.

“Aqui eles nos dão ideias para expandir a nossa Associação. Quando começamos, as pessoas achavam que era só pra servir a comunidade. Hoje a gente atende um público muito maior, e mesmo com algumas dificuldades, estamos crescendo”.

 

 

Inovação e empreendedorismo na favela

Polo de inovação social do Viva Rio, o Favela Hub é um espaço de troca e geração de conhecimento na comunidade do Cantagalo-Pavão-Pavãozinho, que existe para oferecer apoio, recursos e oportunidades a quem quer aprender e empreender.

O Favela Hub tem um espaço de coworking para negócios locais e empreendedores sociais, oferecendo consultoria para planejamento financeiro, apoio em marketing e relação com a comunidade. Conheça o trabalho do Favela Hub no Facebook e Instagram.

Saiba mais sobre os residentes do Favela Hub:

Lady Guides

Postado em Notícias na tag , , .