Monumentos ficam vermelhos em campanha de sangue

28/11/2016

O alcance da campanha de novembro de doação de sangue do Viva Rio   “Salvando vidas gota a gota” teve um aumento exponencial. Se em 2015 o Cristo foi iluminado de vermelho em junho e cinco monumentos da cidade – Arcos da Lapa, praças Paris e Tiradentes, Palácio São Sebastião, na Cidade Nova e Ponte Estaiada, na Barra –  em novembro, dessa vez foram todos de uma só tacada na sexta-feira 25, em parceria com a Rioluz. Além disso, as parcerias com o Conselho Regional de Educação Física do Rio de Janeiro e a Smart Fit renderam 141 cadastros de doadores de sangue, confirmando a hipótese de que os frequentadores de academias de ginástica estão mais aptos a doar sangue.

Praça Paris

A Praça Paris está entre os 6 monumentos da cidade iluminados de vermelho | Foto: Paulo Barros

“Ainda falta bastante, mas fiquei muito feliz”, exulta a coordenadora do Voluntariado do Viva Rio, Cibele Dias, responsável pela campanha. “É um trabalho de formiguinha. Dessa vez conseguimos mobilizar não só os responsáveis pelo Cristo, como por alguns dos principais monumentos da cidade”, completa.

Cibele Dias coordena o Programa de Voluntariado

Cibele comemorou a visibilidade pela iluminação de vários monumentos | Foto: Paulo Barros

A iluminação do Cristo foi resultada de uma parceria entre o Viva Rio, a Arquidiocese e o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia. “Ainda está muito devagar, estamos no quinto ano seguido de baixa de estoque.Por causa da idade, os mais velhos estão deixando de doar e falta mobilizar as escolas de Segundo Grau, para motivar os mais jovens e renovar o número de doadores”, disse Igor Cabrera, da Santa Casa.

luzes

Um dos cinco painéis de led que iluminam a estátua no alto do Corcovado | Foto: Paulo Barros

A equipe do Viva Rio e da Santa Casa tiveram a oportunidade de apreciar um espetáculo ímpar na sexta-feira 25, quando uma dança de nuvens encobria e descobria o Cristo, em meio à iluminação vermelha. Até o arquiteto argentino Walter Corral, 56 anos, que há cinco anos opera a iluminação da estátua pela empresa Embraarte, foi ver de perto o espetáculo: “São 300 refletores de led, 70% coloridos e 30% brancos, que somam 15 mil wattz. É tudo automático, mas preferi acompanhar de perto para ficar mais seguro”, observou.

Walter

O arquiteto Walter Corral monitora a iluminação de 15 mil wattz do Cristo | Foto: Paulo Barros

A  unidade Humaitá foi a campeã de adesões da Smart Fit, com 27 cadastrados. A unidade Voluntários teve 23 cadastros; a Jardim Botânico, 20; a Conde de Bonfim, 23; Metrô Carioca 21; Méier, 20 e Hadock Lobo, na Tijuca, 07.

(Texto: Celina Côrtes| Fotos: Paulo Barros)

 

 

Postado em Notícias na tag .