Lady Guides, empresa de turismo, integra o time de residentes do Favela Hub

Coworking do Favela Hub reúne empreendedores de diversas áreas com o objetivo de potencializar negócios de impacto social

25/10/2018

Empoderar mulheres por meio do turismo está na origem da Lady Guides, empresa idealizada por Luciana Morozini. Guia de turismo há 17 anos e graduanda em Turismo pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Luciana escolheu o espaço de coworking do Favela Hub, polo de inovação social do Viva Rio no Cantagalo-Pavão-Pavãozinho, para alavancar o seu negócio.

“Escolhi o Favela Hub para ser residente porque é um espaço bem interessante, que proporciona a interação com os moradores e empreendedores locais. Também achei muito legal a possibilidade de desenvolver um trabalho colaborativo e ter uma incubadora aqui, a abeLLha, que tem sido muito importante para o desenvolvimento da minha empresa”, conta Luciana.

A Lady Guides é especializada em turismo de experiência, com foco em roteiros de gastronomia, arte, aventura e de base comunitária. A empresa promove passeios no Cantagalo-Pavão-Pavãozinho, em parceria com os empreendedores da comunidade. “Eles dão bastante ideias pra gente”, relata a idealizadora.

Luciana, idealizadora da Lady Guides

Luciana soube do Favela Hub por meio de uma colega de turma da faculdade de Turismo, que também é funcionária do Viva Rio. Por conta do trabalho voluntário no Museu de Favela, Luciana já conhecia e frequentava o Cantagalo. Percebeu a movimentação no prédio do Brizolão, se interessou pelo projeto e há dois meses vem ocupando o espaço de coworking do Favela Hub.

Com o apoio da abeLLha, incubadora de negócios de impacto e parceira do Favela Hub, a Lady Guides vem desenvolvendo um manual de conduta inovador. A ideia é orientar e empoderar as guias de turismo diante de situações de machismo.

“Esse manual de conduta vai ajudar as guias diante de desafios que a gente enfrenta no dia a dia desse mundo machista, não só no mercado de turismo, mas em todos os mercados de trabalho. Acredito que vá ajudar bastante todas as guias que quiserem entrar em contato com essa nova realidade feminista e colaborativa dentro do turismo”, ressalta Luciana.

Inovação e empreendedorismo na favela

Polo de inovação social do Viva Rio, o Favela Hub é um espaço de troca e geração de conhecimento na comunidade do Cantagalo-Pavão-Pavãozinho, que existe para oferecer apoio, recursos e oportunidades a quem quer aprender e empreender.

O Favela Hub tem um espaço de coworking para negócios locais e empreendedores sociais. Os residentes do projeto têm acesso à consultoria para planejamento financeiro e de gestão das empresas, apoio em marketing e relação com a comunidade. Saiba mais sobre o trabalho do Favela Hub no Facebook e Instagram.

Postado em Notícias na tag , , , .