Jovens unidos promovem ações sociais em Macaé

1/10/2016

Com muita alegria e entusiasmo, cerca de 500 jovens, integrantes do Programa Jovem Aprendiz, realizaram ações sociais, na última quinta-feira (29), em oito instituições localizadas em Macaé, no interior do estado do Rio de Janeiro. O movimento buscava despertar a consciência social de cada integrante e ampliar o aprendizado para fora da sala de aula.

IMG_0036

As ações buscavam despertar a consciência social dos jovens aprendizes | Foto: Lucas Almeida

Os participantes realizam o projeto de responsabilidade social todos os anos. A ideia foi proposta pela coordenadora pedagógica, Regina Gaio, que trabalha com os jovens, no Viva Rio Macaé, há oito anos. Para ela, todo este movimento reflete no trabalho diário que eles realizam. “Os jovens aproveitam o momento para observar de que forma estão conduzindo suas vidas e o que eles estão fazendo para mudar o futuro. É uma troca de experiência capaz de valorizar a questão da solidariedade e do aspecto humano”, disse.

IMG_9875

O movimento de responsabilidade social foi iniciativa da coordenadora pedagógica Regina Gaio | Foto: Lucas Almeida

As ações começaram na Casa do Idoso Liga Beneficente São João Batista, que desde 1923, oferece cuidados aos idosos com idade a partir de 60 anos. Os jovens arrecadaram e entregaram donativos como alimentos, roupas, materiais de limpeza, de higiene pessoal e fraldas geriátricas. Durante a manhã, também apresentaram músicas, teatro, bingo, oficinas de beleza e até desfile em tapete vermelho. Margarida Vieira da Silveira, coordenadora do asilo, festejou a iniciativa: “Todos os anos eles realizam essas atividades com os nossos idosos. Cada vez sinto mais amor e compaixão nas atitudes”, afirmou.

IMG_9755

Os jovens apresentaram músicas, oficinas de beleza e até desfile para os idosos | Foto: Lucas Almeida

A auxiliar administrativa, Tainara Tavares, de 21 anos, foi jovem aprendiz do Viva Rio em 2015 e este ano foi convidada a participar da ação junto com os outros jovens. “É gratificante doar um pouco do nosso tempo para transformar a vida de alguém. Não há preço que pague ver o sorriso no rosto de cada idoso”, explica. A capacitação através do programa Jovem Aprendiz trouxe uma boa oportunidade para Tainara: o primeiro emprego em uma empresa de produção de petróleo, em Macaé.

IMG_9891

Com alegria e entusiasmo, os jovens também realizaram oficinas e atividades com os idosos da instituição | Foto: Lucas Almeida

Outras instituições também foram beneficiadas com a entrega de donativos e a realização de atividades, uma delas foi o Lar de Maria, que acolhe crianças que vivem em situação de risco social. As crianças se divertiram com atividades lúdicas realizadas pelos jovens, entre elas oficinas de teatro, dança, desenho, pintura e entrega de doces e balões. A jovem aprendiz Vitória Graim, de 20 anos, participou pela segunda vez da ação e junto com o restante do grupo animou a tarde dos menores. “É maravilhoso estar aqui! Eles precisam de amor e alegria e juntos nós conseguimos promover isso”, comemorou.

IMG_0010

Os jovens divertiram as crianças com atividades lúdicas, entre elas, oficinas de teatro e desenho | Foto: Lucas Almeida

O programa desenvolvido pelo Viva Rio é resultado da lei federal (10.097/2000), pela qual empresas de médio e grande porte são obrigadas a contratar um mínimo equivalente a 5% e máximo de 15% de jovens de 14 a 24 anos em seu quadro de funcionários. Os jovens são capacitados na parte teórica pela instituição, enquanto a prática ocorre nas empresas.

O gerente do programa Jovem Aprendiz, Alexandre Fernandes, mostrou que os resultados das ações de responsabilidade social realizadas pelos jovens são visíveis nas empresas onde eles iniciam a vida profissional. “Criamos a oportunidade para que eles se mobilizem e experimentem a sensação de solidariedade e cidadania. Os jovens acabam levando esta atitude como sugestão para as empresas onde atuam e os representantes da empresa aderem às campanhas internas de doações e participam junto conosco”, afirmou.

Alexandre garante que os resultados são visíveis nas empresas onde eles trabalham | Foto: Lucas Almeida

Os jovens encerraram o dia de atividades na Associação Seir Animallove & Amigos, que, desde 2014, resgata e cuida de cachorros abandonados ou que estão em situação de risco no município de Macaé. “A mobilização de todos esses jovens foi fantástica! Recebemos mantimentos capazes de manter a alimentação desses animais por um bom período. Porém o mais importante foi testemunhar a generosidade, a disposição e o amor com que trataram cada animal”, festejou Seir da Silva, coordenadora da associação.

IMG_0204

Os jovens encerraram o dia na associação que cuida de cachorros que estão em situação de risco | Foto: Lucas Almeida

(Texto: Vívian Guimarães | Fotos: Lucas Almeida)

Postado em Notícias na tag .