Jovem Aprendiz promove oficina de fotografia no Museu do Amanhã

Cerca de 15 integrantes do programa Jovem Aprendiz participaram de um workshop de fotografia na área externa do Museu do Amanhã. A oficina, oferecida no dia 14 de novembro, faz parte do currículo de formação dos jovens, que contempla aulas teóricas e práticas. A oficina foi separada em três módulos, com a preocupação de refletir sobre a realidade dos alunos.

Fernanda Santos, educadora do Viva Rio, foi a responsável pelos encontros. “Os alunos estão estudando dispositivos periféricos e o celular é um deles. Aproveitamos que temos dois alunos que conhecem mais o universo da fotografia e resolvemos promover essa oficina para que eles possam trocar informações e conhecimento”, ressaltou.

Fernanda Santos, educadora do Viva Rio

William e Rodrigo fazem parte da turma de Tecnologia da Informação do Jovem Aprendiz e ministraram o workshop. William tem 23 anos e há dois trabalha em uma empresa parceira do programa do Viva Rio. Ele é fotógrafo e logo se disponibilizou a passar seus conhecimentos aos colegas, que se mostraram animados e dispostos com a ideia. “Foi a primeira vez que eu ministrei algum curso, eu e o Rodrigo preparamos três aulas, uma com apresentação dos equipamentos e conceitos, a segunda aula está sendo essa aqui no Museu do Amanhã e a terceira vai ser sobre a edição dessas fotos”.

Os responsáveis pelo workshop: Rodrigo e William

Rodrigo Pimenta é designer e Jovem Aprendiz há dois anos. Para ele, a intimidade construída entre os 15 jovens da turma facilitou a troca de experiências. “Como estudamos juntos, é bem mais fácil de lidar e trabalhar junto. Na próxima aula vamos direcionar essas imagens para o mercado de trabalho, mostrar como podemos trabalhar essas fotografias no campo do design gráfico ou em outras áreas que eles podem ser contratados”, destacou.

Para Fernanda, é muito importante a diversidade de matérias na formação do jovem profissional. “Dentro do programa Jovem Aprendiz esperamos oferecer competências para que eles conectem os conhecimentos com a própria realidade. Alguns trabalham na comunicação de empresas, outros trabalham na área de TI, então é muito importante oferecermos cursos diversos. A nossa intenção é formar profissionais com conhecimentos técnicos, mas também bons cidadãos, com uma visão de mundo mais humana”.

O Jovem Aprendiz aposta na educação e na qualificação profissional como meios de ajudar jovens a se qualificar e buscar uma vida melhor. Um dos principais desenvolvedores do programa no estado do Rio de Janeiro, o Viva Rio prepara jovens de 14 a 24 anos para o mercado de trabalho e também faz o acompanhamento durante o período de contratação por uma das empresas parceiras.

Fotos: Vítor Madeira

Postado em Notícias na tag , , .